Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cultura Fantoche eletrônico conta histórias para crianças com autismo

Compartilhe esta notícia:

Os fantoches já estão sendo utilizados pelos alunos da Faculdade de Educação da UFRGS. (Foto: Divulgação/ IEEE)

Um fantoche eletrônico que utiliza tecnologia para integrar crianças autistas através da contação de histórias é o projeto liderado pelo professor de engenharia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e membro do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), Renato Ventura, em parceria com a professora Liliana Passerino, do Programa de Pós-graduação em Informática na Educação, também da UFRGS.

O fantoche possui alguns componentes eletrônicos em uma pequena mochila acoplada nas costas: uma placa controladora Venturino, uma bateria e um transmissor wi-fi. (Foto: Divulgação/ IEEE)

O dispositivo é um modelo de fantoche de mão com um conjunto de tecnologias que estimulam e investigam o estado afetivo de interesse, relacionado à motivação das crianças autistas e a oralidade. Diferente dos tradicionais brinquedos de pano, o fantoche possui alguns componentes eletrônicos em uma pequena mochila acoplada nas costas. “Quando aproximamos o fantoche que está na mão da professora, seus dados de identificação são processados pelo Venturino [placa controladora], que transmite a informação para um software específico, e as crianças são surpreendidas com animações dos animais representados nos brinquedos pulando e reproduzindo sons na tela ao fundo. Assim, é possível estimular o interesse de crianças que não têm a oralidade plenamente desenvolvida, criando mecanismos para nos comunicar com elas”, comenta Renato.

O projeto já está sendo utilizado no treinamento de professores de educação especial da Faculdade de Educação da UFRGS, como um método de estímulo de contação de história para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências cognitivas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cultura

Programa Mesa Brasil Sesc inicia arrecadação de alimentos não perecíveis
PEC que facilita processos de privatização da CEEE, Sulgás e CRM é aprovada pela CCJ
https://www.osul.com.br/fantoche-eletronico-conta-historias-para-criancas-com-autismo/ Fantoche eletrônico conta histórias para crianças com autismo 2019-04-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar