Sexta-feira, 16 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 4 de dezembro de 2015
O Festival de Artes 50 anos do Goethe-Institut Porto Alegre encerra a programação de aniversário da instituição com três atrações gratuitas a partir deste sábado (5).
As atividades começam neste sábado, às 19h, no Goethe-Institut Porto Alegre (24 de outubro, 112), com “Fábrica de Calcinha”, uma instalação performática dos artistas Marina Mendo, Ricardo Pavão, Rossendo Rodrigues e Marta Felizardo, que cria um ambiente imersivo a partir da sonoridade urbana.
Às 20h, na Cinemateca Capitólio (Demétrio Ribeiro, 1085), “Cinema Sinergético” reúne o duo musical Anvil Fx (Paulo Beto e Bibiana Graeff) e a dupla de VJs Modular Dreams (Priscilla Cesarino e Danilo Barros). Juntos, eles apresentam um espetáculo multimídia que conjuga cinema, música, vídeo e performance.
No dia seguinte, o público poderá conferir a instalação performática “Corte Seco”, na Galeria Península (Andradas, 351), às 19h. Criada por Ismael Caneppele e Carina Levitan, “Corte Seco” conjuga elementos sonoros, leitura de textos, projeções de imagens, números musicais e performance. O trabalho parte da obra ficcional “Manifesto Silêncio”, escrita por Ismael Caneppele. A programação segue com entrada franca até 10 de dezembro.
O projeto tem como objetivo estimular a experimentação, risco, criatividade e possibilidades de diálogo entre diferentes linguagens artísticas, investindo na colaboração entre artistas e trabalhando a partir de parcerias com diferentes iniciativas culturais. A Comissão Julgadora é formada por Laymert Garcia dos Santos, Marina Ludemann e Fernanda Albuquerque, curadora do projeto.