Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux Fiergs alerta governo federal e CNI sobre impactos de tarifas dos Estados Unidos na indústria gaúcha

Compartilhe esta notícia:

A Fiergs alertou para a continuidade dos impactos das tarifas dos Estados Unidos sobre as exportações da indústria gaúcha. (Foto: Reprodução)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Em cartas encaminhadas ao presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, e ao presidente da Confederação Nacional da Indústria, Ricardo Alba, o Sistema Fiergs alertou para a continuidade dos impactos das tarifas dos Estados Unidos sobre as exportações da indústria gaúcha. Embora reconheça ações do governo federal e da CNI para mitigar os impactos das sobretaxas, além de concessões pontuais do governo estadunidense, a entidade destaca que a imprevisibilidade para o setor persiste, gerando reflexos em decisões de investimento, produção e emprego. Diante do cenário, o presidente da Federação, Claudio Bier, defende a retomada das negociações bilaterais para atenuar ou eliminar as tarifas ainda aplicadas. A solicitação ocorre em meio às expectativas sobre o encontro previsto para março, em Washington, entre o presidente Lula e seu homólogo norte-americano, Donald Trump.

Extravasamentos no Litoral

A Defensoria Pública do Estado ajuizou uma ação coletiva contra a Corsan em razão de frequentes extravasamentos de esgoto e vazamentos de água potável em Torres, no Litoral Norte. Segundo o órgão, a medida foi tomada após a concessionária apresentar respostas insuficientes para problemas estruturais que se agravam drasticamente durante a temporada de verão. O defensor público Rodrigo Noschang classificou as justificativas da empresa como evasivas ao atribuir as falhas apenas a condições climáticas e ao mau uso da rede pela população. Além do reparo imediato e do mapeamento dos pontos críticos, a ação exige a reparação de danos ambientais causados nas vias públicas do município. A Defensoria requer ainda o pagamento de uma indenização por dano moral coletivo em valor não inferior a R$1 milhão.

Protocolo climático

Buscando padronizar a suspensão ou flexibilização de aulas em situações de eventos meteorológicos extremos, a deputada Luciana Genro (PSOL) apresentou na Assembleia projeto de lei que institui o Protocolo Climático da Rede Pública Estadual. A proposta estabelece gatilhos automáticos baseados nos alertas da Defesa Civil: alertas laranja, vermelho e roxo suspendem as atividades presenciais, enquanto o alerta amarelo veda o registro de faltas e a realização de provas. O texto também estabelece a criação de comitês regionais para avaliar condições específicas, como a falta de climatização em dias de calor intenso ou problemas de infraestrutura e acesso viário. Luciana afirma que a medida visa oferecer segurança jurídica às direções escolares e previsibilidade à comunidade escolar diante da nova realidade climática gaúcha. 

Controle de dunas

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), a Prefeitura de Balneário Pinhal e a Fundação Mata Atlântica assinaram nessa quarta-feira (18) um termo de cooperação para o controle e manejo das dunas no Litoral Norte. A parceria prevê um conjunto de ações integradas entre as instituições para conter o avanço da areia sobre a ERS-040, a partir de medidas técnicas relacionadas ao manejo adequado da vegetação, estabilização das dunas e conscientização da comunidade sobre a proteção costeira. Para viabilizar as ações no entorno do fenômeno natural, o acordo estabelece repasses anuais de R$360 mil pela EGR, visando a garantia de proteção do ecossistema e meio urbano local, além do fortalecimento da segurança viária. 

Fomento ao Turismo

Os vereadores de Porto Alegre aprovaram nessa quarta-feira o projeto do Executivo que restabelece o Fundo Municipal de Fomento ao Turismo (Funtur). A medida visa garantir previsibilidade orçamentária para o financiamento de políticas públicas, campanhas de divulgação e a estruturação de eventos estratégicos no município. Administrado por uma junta ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o fundo terá participação do Conselho Municipal de Turismo na governança dos recursos. Para a gestão municipal, a reativação da conta vinculada representa um passo fundamental para transformar o potencial turístico em geração de emprego e fortalecimento da identidade cultural da Capital. (Por Bruno Laux)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Fiergs alerta governo federal e CNI sobre impactos de tarifas dos Estados Unidos na indústria gaúcha
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x