Segunda-feira, 19 de Abril de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
21°
Fair

Tecnologia Fim de uma era: Yahoo Respostas será desativado em maio

Compartilhe esta notícia:

Após 16 anos, Yahoo Respostas chega ao fim. (Foto: Divulgação)

O fim de mais uma era na internet: o popular Yahoo Respostas será desativado para sempre em 4 de maio de 2021. Segundo o The Verge, a partir da data mencionada, o site Yahoo Respostas passará a ser redirecionado à home do Yahoo, e todos os arquivos da plataforma deixarão de existir. Os usuários têm até 30 de junho para baixar suas perguntas e respostas. Após o período, o Yahoo Respostas ficará inacessível.

O principal motivo para a desativação do Yahoo Respostas é a “queda na popularidade ao longo dos anos” da plataforma, o que levou a empresa a “focar em produtos que atendam melhor os membros”.

“O Yahoo Respostas será encerrado em 4 de maio de 2021 (horário do leste) e, a partir de 20 de abril de 2021 (horário do leste), estará disponível somente para leitura”, consta, na página. “Não haverá alterações em outras propriedades ou serviços ou em sua conta do Yahoo. Você pode encontrar mais informações sobre o encerramento do Yahoo Respostas e como fazer para baixar seus dados nesta página de ajuda.”

Combate à desinformação

Apesar de usar a baixa popularidade como motivo principal para o desligamento, o fim do Yahoo Respostas acontece em uma época de constantes esforços para o combate à desinformação, o que já levou CEOs de Big Techs a prestarem esclarecimentos sobre seus esforços para conter publicações falsas ou enganosas em suas plataformas.

Nos últimos anos, a plataforma recebeu diversas perguntas e respostas com conteúdo extremista ou que favorecem a circulação de fake news – e definitivamente não é muito sábio dar brecha para eventuais problemas envolvendo a responsabilidade destas publicações nos dias atuais.

Histórico

O Yahoo Respostas foi criado em 2005 e reuniu milhões de perguntas de internautas buscando resolver problemas de informática, de relacionamentos, dúvidas escolares e até mesmo questões filosóficas.

O serviço perdeu relevância nos últimos tempos. A conclusão vem de um e-mail de despedida enviado à funcionários da empresa que afirma que o site “tem ficado menos popular ao longo dos anos”.

A quantidade de informações falsas e teorias conspiratórias que aparecem no site contribuem para a falta de credibilidade da plataforma. O Yahoo afirma que quer investir em “conteúdo confiável de alta qualidade”.

Os usuários terão até o dia 30 de junho para baixar os seus dados – o que inclui as perguntas realizadas, respostas, imagens e listas. Não será possível baixar conteúdos de outras pessoas.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Novata chinesa lança o smartphone 5G mais acessível do Brasil
Fim dos celulares da LG: o que se sabe e o que falta esclarecer
Deixe seu comentário
Pode te interessar