Segunda-feira, 12 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 14 de julho de 2021
O senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), disse nesta quarta-feira (14), que tinha informações superficiais sobre a saúde do seu pai, Jair Bolsonaro, mas declarou que em conversa com o médico Antonio Luiz Macedo — que acompanha o presidente e o operou após a facada na campanha eleitoral de 2018 — lhe foi dito que o chefe do Executivo estava bem, e que a família deveria ficar tranquila.
Segundo Flávio, filho mais velho do presidente, Macedo lhe garantiu que não tinha “nada de mais grave acontecendo”, mas que Bolsonaro continuaria em observação. De acordo com o senador, após exames preliminares, no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília (DF), ele conversou com seu pai, e também ouviu para que ficasse calmo e tranquilo.
Além de afirmar que o problema poderia ser decorrente da facada de 2018, Flávio levantou a possibilidade de ser algo desencadeado por hábitos do pai, como não dormir bem e alimentação.
O filho do presidente disse que o estresse também poderia ser um fator. “Conhece alguma profissão mais estressante que presidente da República? Ainda mais se tratando do presidente Bolsonaro, é difícil”, concluiu Flávio em entrevista.
Transferência
Bolsonaro chegou a São Paulo às 18h54 desta quarta, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), no Aeroporto de Congonhas e foi de ambulância para o hospital onde atende o cirurgião gástrico Antonio Luiz Macedo, que cuida de Bolsonaro desde a facada sofrida por ele na eleição de 2018.
Na manhã desta quarta, o presidente foi internado no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, após sentir dores abdominais na madrugada. Segundo o ministro das Comunicações, Fábio Faria, Bolsonaro chegou a ser sedado, mas já acordou.
Por volta das 16h30, Bolsonaro deixou o hospital e foi levado de ambulância para a Base Aérea de Brasília, onde um avião o aguardava. O presidente chegou ao local por volta das 17h, e o avião decolou às 17h29. Segundo o senador Flavio Bolsonaro, um dos filhos do presidente, Bolsonaro ficará em observação por três dias em São Paulo.
De acordo com a assessoria do Hospital Vila Nova Star, assessores, equipes médica e de enfermagem se reuniram para avaliar os procedimentos, e uma suíte foi preparada para receber o presidente.
Em abril deste ano, Bolsonaro já havia dito que poderia passa por uma nova cirurgia em razão da facada que sofreu durante a campanha eleitoral de 2018.