Terça-feira, 08 de outubro de 2024
Por Redação O Sul | 29 de setembro de 2024
O empate em 0 a 0 com o Botafogo nesse sábado (28), no estádio Mané Garrincha, deixou o Grêmio a três posições da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O Tricolor ocupa a décima terceira posição do torneio nacional, com 32 pontos – quatro a mais que o Corinthians, em 17º. O próximo compromisso da equipe gaúcha será na Arena, nesta sexta-feira (4), às 21h30, contra o Fortaleza.
As duas equipes foram a campo bem modificadas e ainda assim fizeram um duelo movimentado e com boas oportunidades. O Grêmio construiu as duas melhores chances antes dos dez minutos, ambas com Edenílson, e soube explorar o desajuste do lado esquerdo defensivo carioca. O Alvinegro, em contrapartida, não conseguiu implementar a intensidade de costume e parou na boa organização do adversário em campo.
Teve de tudo no segundo tempo, menos gol – ou pelo menos validado. O Botafogo não conseguiu impor sua intensidade na partida, mas, mesmo assim, conseguiu retomar o controle sob o adversário na etapa final. O meio-campo alvinegro funcionou melhor, e o time teve chance de abrir o placar com Luiz Henrique e Alex Telles.
De tanto tentar, o Botafogo conseguiu balançar as redes aos 40 minutos do segundo tempo, com Bastos. O zagueiro aproveitou a sobra do desvio da bola na jogada de Junior Santos e empurrou para o fundo da rede, mas o tento acabou anulado após checagem do VAR.
O clima da reta final fez jus ao calor de Brasília. Aos 44′, pouco depois do gol anulado do Botafogo, o meia Monsalve, do Grêmio, recebeu cartão vermelho e causou uma confusão generalizada. O atleta Tricolor tentou se desvencilhar da marcação e acertou o rosto de Vitinho, que caiu no gramado logo na sequência. A partida ainda teve 12 minutos de acréscimos, mas o placar não foi alterado.
Ficha técnica
– Botafogo: John, Vitinho, Bastos, Alexander Barboza, Marçal (Alex Telles); Danilo Barbosa (Allan), Tchê Tchê, Almada (Savarino), Luiz Henrique, Matheus Martins (Igor Jesus) e Tiquinho Soares (Júnior Santos). Técnico: Artur Jorge.
– Grêmio: Marchesín, João Pedro, Gustavo Martins, Kannemann, Reinaldo; Villasanti, Pepê (Dodi), Cristaldo (Monsalve), Edenílson (Igor), Braithwaite, Aravena (Nathan Fernandes). Técnico: Marcelo Salles (auxiliar).
– Árbitro: Maguielson Lima (DF), com assistência de Nailton Junior De Sousa Oliveira (CE) e Brigida Cirilo Ferreira (AL). VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG).