Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cláudio Humberto Força nacional equivale a 1,3% da PM no Ceará

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Mais uma vez o governo federal aciona a Força Nacional para fazer de conta que está preocupado com segurança pública no Ceará. Mas essa lorota não resiste aos números: os 300 policiais enviados ao Ceará correspondem a 1,36% do contingente de 22.000 homens da Polícia Militar daquele Estado. Certamente por isso, o presidente Bolsonaro decidiu mandar as Forças Armadas, e não apenas aquela que há anos é chamada ironicamente, nos meios policiais, de “Farsa Nacional”.

Esperteza política
A Força Nacional foi criada em 2004 pelo então presidente Lula, e virou instrumento político para comandantes de PMs agraciarem protegidos.

Motim criminoso
Em 2011, um motim semelhante de policiais do Piauí motivou o envio de 120 policiais da Força Nacional para o Estado.

Efetivo pequeno
Em 2014, a Força Nacional foi enviada a Santa Catarina para ajudar a combater ondas de ataques de facções criminosas. Total: 33 homens.

Virou notícia
Em agosto de 2019, a “farsa” foi enviar 30 bombeiros para ajudar outros 2.000 de Rondônia, a combater os incêndios da Amazônia.

TCU e MPF investigam decisão ilegal da Anatel
Três dos cinco diretores da agência reguladora Anatel terão de explicar ao Tribunal de Contas da União e ao Ministério Público Federal por que aprovaram por 3×2 a compra do grupo de TV Warner Media pela AT&T, de telecomunicações, dona da operadora de TV Sky. Um negócio de US$87,4 bilhões que faz muita gente perder a cabeça. A lei veda o controle cruzado no setor de TV por assinatura e o controle de direitos nacionais. O trio causou espanto e virou motivo de deboche ao decidir que a lei só vale para empresas brasileiras.

Trio Ternura
São denunciados pelo deputado Paulo Teixeira (PT-SP) no TCU e MPF o ex-diretor Aníbal Diniz e os atuais Moisés Moreira e Vicente Aquino.

Recuo atrapalha
Se a Anatel for obrigada a cancelar a decisão, restariam duas opções à AT&T: se livrar da Sky ou dos canais pagos da Time Warner no Brasil.

Risco de extinção
São canais pagos oferecidos pela Time Warner no Brasil o Cartoon Network, Boomerang, HBO, Warner Channel e Esporte Interativo.

Mandou bem
O general Augusto Heleno só não foi mais cumprimentado que a ministra Cristina Peduzzi, a homenageada da noite de quinta (19) por sua posse na presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Todos adoraram seu desabafo sobre “chantagem” de parlamentares.

Moura Ribeiro é o cara
O Brasil está orgulhoso com a indicação do ministro Moura Ribeiro, do STJ, ao Prêmio Nobel da Paz 2020 pela aplicação pioneira, em seus julgados, dos princípios do capitalismo humanista. E também aliviado: tinha gente defendendo a indicação do mais corrupto dos políticos…

Vadiagem oficial
Nesta quinta (20) de manhã cedo, como é habitual há 4 anos, desde que Rodrigo Maia assumiu a presidência da Câmara, não havia quase ninguém trabalhando na Casa. Bateram o ponto e vazaram.

Ladeira abaixo
O PSB de Pernambuco perde força no comando nacional do partido. Os herdeiros não honram a liderança de Eduardo Campos, e perdem espaço para o ambicioso líder do PSB, Alessandro Molon (RJ).

A vida como ela é
O governador Flávio Dino (PCdoB) faz pose de “presidenciável”, mas na verdade ele planeja voos mais realistas, como a disputa pelo Senado, em 2022, contra o atual líder do PSDB, Roberto Rocha.

Ei, você aí…
Kleber Mendonça Filho, do filme “Bacurau”, acusou na Alemanha o governo brasileiro de “sabotar” o cinema e de “congelar” projetos. Ele clama por dinheiro público bancando filmes em geral muito ruins, vistos em média por mil pessoas. Deveria ir à luta em busca de investidores.

Brasil competitivo
O ex-nadador olímpico Luiz Lima (PSL-RJ) quer isentar de impostos equipamentos esportivos para competições e treinamento. Mas só os importados pelo Comitê Olímpico ou entidades esportivas semelhantes.

Militância do atraso
A bancada do Psol na Câmara ainda tenta anular efeitos da reforma da Previdência. Agora quer barrar a portaria que criou regras e prazos para a adesão de estados e municípios às mudanças.

Pensando bem…
… vazamento de conversas entre Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre faria o desabafo do general Augusto Heleno parecer brincadeira de criança.

PODER SEM PUDOR

Picolé de brasileiro
Presidente da União Nacional dos Estudantes no início da década de 1980, Aldo Rebelo viu-se cercado de convites internacionais. Num belo dia, foi a Moscou, cujo governo, então soviético, não lhe inspirava confiança. Militante do PCdoB, Rebelo tinha adoração pela minúscula Albânia e via nos funcionários do Kremlin repulsivos revisionistas. Ao desembarcar, um solícito funcionário soviético insistiu para que ele vestisse um casaco térmico. Camarada Aldo recusou, achando-se agasalhado. Não deu um passo depois disso. Repentinamente, perdeu todos os movimentos. A temperatura, em Moscou, estava a 39 graus negativos. O brasileiro, sob a insuficiente lã dos velhos agasalhos, parecia congelado. Solícito, o russo jogou sobre ele o feioso porém eficiente abrigo térmico; e, aos poucos, o presidente da UNE foi recuperando a mobilidade. Chateado, o revolucionário Aldo ficou devendo esse favor à camarilha revisionista soviética.

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cláudio Humberto

Chegam os abalos que já existem
Dividindo poder com MDB
https://www.osul.com.br/forca-nacional-equivale-a-13-da-pm-no-ceara/ Força nacional equivale a 1,3% da PM no Ceará 2020-02-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar