Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Educação Gabaritos oficiais do Enem são divulgados no site do Inep; prazo para pedido de reaplicação do exame pode ser feito até esta sexta-feira

Compartilhe esta notícia:

Na redação, as médias das escolas públicas e privadas são 736 e 554, respectivamente.(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira) divulgou nesta quarta-feira (1º) os gabaritos oficiais do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021. Os gabaritos e os cadernos dos dois dias de exame, incluindo as provas acessíveis, aplicadas a quem tem direito a atendimento especializado, estão disponíveis no site do instituto. O Enem foi aplicado nos dias 21 e 28 de novembro.

“É importante que o participante esteja atento para conferir o gabarito relativo à cor, ao número e ao formato da prova realizada em cada domingo de aplicação”, destacou o Inep, por meio de nota. A previsão é que os resultados do Enem sejam divulgados no dia 11 de fevereiro de 2022. Para os treineiros – estudantes da 1ª ou 2ª série do ensino médio –, o boletim individual será publicado 60 dias após a data.

Provas

No primeiro dia, os participantes resolveram itens de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, além de escreverem a redação, com o tema Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil. Já no segundo dia, as provas foram de ciências da natureza e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias.

Questão anulada

De acordo com o Inep, uma questão da prova de matemática e suas tecnologias foi anulada, mas o fato não compromete o processo de estimação da nota dos participantes.

“Isso acontece porque o cálculo estatístico da nota do Enem, de acordo com a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade e, ainda, as características (parâmetros de complexidade) de cada item”.

O número correspondente à questão anulada varia em função do tipo de caderno, da seguinte forma:

– Caderno Amarelo: Questão 178;

– Caderno Azul: Questão 138;

– Caderno Cinza: Questão 155;

– Caderno Rosa: Questão 157;

– Caderno Laranja e Verde: Questão 178.

Pedido de reaplicação

Os participantes do Enem 2021 têm até as 23h59min desta sexta-feira (3) para solicitar a reaplicação, caso se enquadrem nos critérios estabelecidos. Quem não compareceu ao exame por estar com sintomas de doenças infectocontagiosas previstas nos editais das versões impressa e digital pode fazer a solicitação. Pessoas afetadas por problemas logísticos, de infraestrutura ou por outras ocorrências específicas também podem entrar com o pedido por meio da Página do Participante.

São doenças infectocontagiosas consideradas como condições para pedir a reaplicação: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19. É obrigatório inserir documento legível que comprove a doença.

Na documentação, deve constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição de saúde, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento. O documento deve ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB. Os interessados deverão verificar se o pedido foi aprovado por meio da Página do Participante.

O prazo de solicitação para reaplicação também vale para as pessoas afetadas por problemas logísticos, de infraestrutura ou por outras ocorrências previstas em edital. Entre as situações que possibilitam a realização das provas em nova data estão: desastres naturais que prejudicaram a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local; falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural; falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao inscrito.

Quem tiver a solicitação aprovada poderá participar do exame nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. Nessas datas, o Inep também aplicará o exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021 e para os participantes que se inscreveram entre 14 e 26 de setembro, após nova oportunidade destinada às pessoas isentas da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020. As informações são da Agência Brasil e do Inep.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Educação

Gabarito do Enem sai nesta quarta-feira e resultado será anunciado em 11 de fevereiro
Fundação Escola Superior do Ministério Público sela parceria inédita com o Codesul
https://www.osul.com.br/gabaritos-oficiais-do-enem-sao-divulgados-no-site-do-inep-prazo-para-pedido-de-reaplicacao-do-exame-pode-ser-feito-ate-esta-sexta-feira/ Gabaritos oficiais do Enem são divulgados no site do Inep; prazo para pedido de reaplicação do exame pode ser feito até esta sexta-feira 2021-12-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar