Sexta-feira, 22 de maio de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Gabriel Galípolo será número 2 no Ministério da Fazenda de Haddad

Compartilhe esta notícia:

Economista aproximou-se de Lula depois de ter participado de uma live com o ex-presidente no ano passado com outros integrantes do mercado financeiro.

Foto: Divulgação
Gabriel Galípolo, nº 2 na Fazenda, e Aquino, ex-auditor-chefe, são vistos como meio de mudar postura do BC "por dentro". (Foto: Divulgação)

O economista Gabriel Galípolo será o secretário-executivo do Ministério da Fazenda do governo Lula. Ele foi convidado pelo ministro nomeado Fernando Haddad e aceitou o cargo. Em abril ele havia se tornado conselheiro econômico de Lula.

Galípolo tem 39 anos, foi presidente do banco Fator e hoje tem uma consultoria financeira. Também é conselheiro da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a Fiesp. No passado, trabalhou na Secretaria Estadual de Economia e Planejamento quando José Serra era governador de São Paulo. É próximo também a Luiz Gonzaga Beluzzo, um dos economistas próximos ao PT.

Ele aproximou-se de Lula depois de ter participado de uma live com o ex-presidente no ano passado com outros integrantes do mercado financeiro.

Alinhamento

Segundo fontes do PT, na ocasião Lula gostou de ouvir dele que nem todo o mercado é contrário ao ex-presidente e alinhado ideologicamente ao presidente Jair Bolsonaro mas que os profissionais que atuam nesse meio querem fazer negócios, independentemente da linha política do ocupante do palácio do Planalto.

Desde então, tem sido um conselheiro informal de Lula, Gleisi e também do ex-prefeito Fernando Haddad.

Reunião com Paulo Guedes

Em reunião na manhã desta terça-feira (13) com cúpula da Economia, Haddad passou orientações a Galípolo. Durante o encontro com a equipe do ministro Paulo Guedes, Haddad solicitou a Guedes que Galípolo desse início a reuniões de trabalho com integrantes da pasta, a começar pelo atual secretário-executivo, Marcelo Guaranys.

A assessoria de Haddad convocou uma coletiva de imprensa na sede do governo de Transição para 18h30 desta terça-feira e a expectativa é de que a Haddad anuncie integrantes de sua equipe.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Fernando Krause
14 de dezembro de 2022 14:12

Bolsa derretendo, dólar subindo, inflação e tx Selic no mesmo caminho.
Quem votou no crápula agora faz o 👎.

Nilton G Veiga
14 de dezembro de 2022 17:43

Entendo que na verdade este trabalhará e o Haddad semi analfabeto levará a medalha. Tem trouxa fdp pra tudo.

“A gente trabalha com a realidade do clube”, diz Paulo Caleffi, vice-presidente de futebol do Grêmio
Lula anuncia Aloizio Mercadante como futuro presidente do BNDES
Pode te interessar
2
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x