Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
25°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Governador gaúcho cancela desfiles do 7 de Setembro e decreta calamidade pública no Estado

Compartilhe esta notícia:

Governo confirmou mais de 30 mortes causadas pelas enchentes. (Foto: Reprodução)

Após sobrevoar as áreas atingidas pelo temporal, o governador Eduardo Leite anunciou a decretação do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul e a suspensão dos desfiles alusivos ao 7 de Setembro. Leite conversou com o comandante militar do Sul, general Hertz Pires do Nascimento, que compreendeu o pedido feito em decorrência do clima de consternação com as mortes provocadas pelas enchentes.

Para os desfiles do Dia da Independência, estava previsto o emprego de efetivo e viaturas das forças de segurança estaduais: Brigada Militar (487 militares, 40 viaturas e 26 cavalos), Corpo de Bombeiros Militar (141 militares e seis viaturas), Polícia Civil (20 policiais, um helicóptero e dez viaturas, além de uma viatura com equipe volante para registro de ocorrências), DetranRS (três viaturas e quatro agentes) e Instituto-Geral de Perícias (20 viaturas e 20 motoristas).

O cancelamento dos desfiles possibilita a concentração de forças nas ações de resgate e auxílio à população atingida. Na coletiva, Leite destacou a designação de 180 militares do Exército para atendimentos nas localidades e a disponibilização de maquinário para ajudar na organização e reconstrução das 12 cidades mais afetadas.

“Agora é o momento de arregaçar as mangas e dar tudo que a gente pode, fazer todo o esforço necessário para atender às pessoas, dar conforto e assistência às famílias, desde saúde até alimentação e vestuário. Precisamos restabelecer as condições mínimas de sobrevivência e tudo o que for necessário para que essas pessoas possam se reerguer”, disse. “A melhor forma de homenagear a nossa pátria neste momento é trabalhando, é cada um dando o melhor de si para dar suporte às pessoas e às comunidades que foram atingidas.”

A Secretaria da Educação encaminhou um comunicado oficial sobre a suspensão a todas as suas regionais do Estado, a fim de garantir a comunicação às escolas que participariam dos desfiles nesta quinta-feira, 7 de setembro.

Buscas

Leite pediu atenção redobrada para os próximos dias, devido à possibilidade de desdobramentos do evento climático. “Há previsão de chuvas fortes, infelizmente. Precisamos ser resilientes e seguirmos atentos, sempre a postos para dar o socorro necessário. Estamos ao lado da população e vamos superar tudo isso juntos”, enfatizou.

O governador destacou também o trabalho de busca das forças de segurança no resgate das pessoas que ainda estão ilhadas. Ele frisou ainda que a prioridade do governo continua sendo garantir a segurança de todos os atingidos pelo temporal. O Estado pediu ao governo federal o apoio de mais aeronaves para auxiliar no trabalho.

“São centenas de homens e mulheres trabalhando incansavelmente para garantir que ninguém fique sem ajuda. Estamos mobilizados para isso, trabalhando em conjunto com o governo federal. Em paralelo, vamos avançar na liberação de acessos e no restabelecimento das comunicações com as comunidades mais atingidas”, explicou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

A Caixa vai liberar saque do FGTS para moradores de municípios gaúchos atingidos por ciclone
Diversos trechos de rodovias gaúchas estão bloqueados por causa das chuvas dos últimos dias
https://www.osul.com.br/governador-gaucho-cancela-desfiles-de-sete-de-setembro-e-decreta-calamidade-publica-no-estado/ Governador gaúcho cancela desfiles do 7 de Setembro e decreta calamidade pública no Estado 2023-09-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar