Quinta-feira, 20 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Governo alemão abre mercado de trabalho para não europeus no ano que vem

Compartilhe esta notícia:

A chanceler afirmou ainda que as pessoas sabem muito mais agora sobre como se proteger e sobre o sistema de saúde. (Foto: Reprodução)

Para remediar uma escassez de mão de obra, o governo alemão adotou uma lei que permite, a partir de 1º de março de 2020, dar as boas-vindas aos não europeus em seu mercado de trabalho.

Antes de uma reunião de cúpula sobre o assunto, a chanceler Angela Merkel dedicou seu podcast semanal ao tema neste sábado (14).

Cuidadores, cientistas da computação, engenheiros e artesãos: a lista de atividades e setores em que a Alemanha carece de mão de obra qualificada está crescendo. O desemprego se encontra no nível mais baixo de todos os tempos e 2,5 milhões de pessoas de outros países da União Europeia já estão trabalhando na Alemanha, mas isso não é mais suficiente.

A partir de 1º de março de 2020, uma lei de imigração que dá prioridade à mão de obra qualificada entra em vigor. Para se preparar para sua aplicação, é realizada uma cúpula na noite de 16 de dezembro na Chancelaria. Em seu pronunciamento semanal, a chanceler Angela Merkel destacou os riscos da situação atual para a atratividade de seu país.

“Temos que usar trabalhadores estrangeiros qualificados ou nossas empresas se mudarão para outro lugar, o que não queremos, é claro”, alertou. “Isso significa que os vistos serão concedidos rapidamente e que a informação fluirá entre empresas alemãs que procuram trabalhadores e os países de onde essas pessoas possam vir “, completou a chanceler.

A Ásia e a América do Sul são alvos deste projeto, mas também os Balcãs para o setor de saúde. O aprendizado do alemão no exterior deve ser ampliado através de ações dos institutos Goethe. A agência de emprego alemã entrará em contato com alguns países.

Desempregados na Alemanha

O desemprego caiu novamente na Alemanha e bateu um novo recorde histórico em novembro: jamais, desde que a Reunificação, em 1990, a quantidade de trabalhadores sem ocupação foi tão baixa, segundo a Agência Federal de Emprego (BA). Cerca de 2,18 milhões de pessoas estão desempregadas no país, uma taxa de 4,8%.

Em comparação a outubro, 24 mil pessoas voltaram a ser empregadas em novembro. Já em relação a novembro do ano passado, o número é de 6 mil desempregados a menos.

O diretor da agência, Detlef Scheele, ponderou que a “economia segue robusta”, apesar do baixo crescimento apresentado pelo país no terceiro trimestre deste ano. A Alemanha escapou da recessão ao crescer apenas 0,1% no período.

Ajustados sazonalmente, os resultados também apontam para uma diminuição de 16 mil desempregados por mês desde o ano passado. Já a quantidade de vagas abertas é de 736 mil, em torno de 10% menos do que em 2018.

Embora o fraco desempenho econômico, os números positivos em relação ao desemprego são atribuídos principalmente ao consumo, segundo especialistas. O bom humor dos consumidores, neste caso, tem compensado as fraquezas da indústria.

De acordo com um prognóstico feito pelo Instituto de Pesquisas Econômicas IFO, com sede em Munique, o número de funcionários da indústria tende a permanecer em queda. As razões, conforme o órgão, são o lento avanço econômico global, os conflitos comerciais entre Estados Unidos e China, e as incertezas, como a possibilidade do Brexit. A indústria automobilística, por exemplo, líder na Alemanha, sofre com as difíceis condições no mercado mundial.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, criticou o texto da cúpula do clima: “Não deu em nada”
Greve continua na França e aumenta preocupação com transportes no Natal
https://www.osul.com.br/governo-alemao-abre-mercado-de-trabalho-para-nao-europeus-no-ano-que-vem/ Governo alemão abre mercado de trabalho para não europeus no ano que vem 2019-12-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar