Segunda-feira, 25 de agosto de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Governo do Estado apresenta SUS Gaúcho a gestores municipais

Compartilhe esta notícia:

Lisiane Fagundes destacou ampliação de recursos com foco nos procedimentos, complementando a tabela SUS. (Foto: José Luís Zasso/Ascom SES)

Os eixos estruturantes, os pilares e as diretrizes do SUS Gaúcho foram apresentados aos gestores e técnicos da área da saúde durante o 34º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS). Aberto na quarta-feira (6), em Gramado, na Serra Gaúcha, o evento foi realizado até sexta-feira (8).

O SUS Gaúcho tem o objetivo de melhorar a gestão, o financiamento e a oferta de serviços de saúde no Rio Grande do Sul no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). “O programa apresenta uma ampliação de recursos focada nos procedimentos, complementando a tabela SUS, que está defasada”, explicou a diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada (Dgae), da Secretaria da Saúde (SES), Lisiane Fagundes.

O SUS Gaúcho tem como diretrizes a linha de cuidado integral, a eficiência hospitalar e a remuneração estratégica. O programa é amparado nos princípios da regionalização, contratualização com foco nas necessidades da população e regulação de acesso qualificado, transparente e com fila única baseada em critérios técnicos. O investimento será de aproximadamente R$ 1 bilhão até o final de 2026, a partir da homologação de um acordo do governo do Estado com o Ministério Público do Rio Grande do Sul.

34º Congresso do Cosems/RS

Após a maior tragédia meteorológica da história do Estado, o 34º Congresso do Cosems/RS está sendo um espaço de reencontro, reconstrução e renovação de propósitos. Com o tema “SUS que Cuida, Gestão que Reconstrói – Novos Caminhos para um Rio Grande que refloresce!”, o congresso homenageia a força dos territórios, a resiliência dos gestores municipais e a importância do SUS em contextos de crise.

A programação aborda estratégias de reorganização das redes de atenção à saúde, experiências de enfrentamento às emergências, práticas de cuidado centradas nas pessoas e inovações na gestão pública. O congresso reafirma o protagonismo das gestões municipais como força vital na construção de políticas públicas efetivas e no fortalecimento do SUS.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Campanha do Agasalho já entregou mais de 900 mil itens aos gaúchos
Projeto de construção de escolas do governo Eduardo Leite será adotado pelo Ministério da Educação
https://www.osul.com.br/governo-do-estado-apresenta-sus-gaucho-a-gestores-municipais/ Governo do Estado apresenta SUS Gaúcho a gestores municipais 2025-08-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar