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Rio Grande do Sul Governo do Rio Grande do Sul publica regras para a realização de festas infantis

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Esses eventos só poderão ser realizados em regiões que estejam há pelo menos 14 dias seguidos em bandeiras laranja ou amarela

Foto: Divulgação
A condição foi estabelecida como forma de elencar uma prioridade na retomada de atividades. (Foto: Divulgação)

Diante da redução dos indicadores de propagação do coronavírus no Rio Grande do Sul, o governo do Estado liberou, por meio de um decreto publicado no Diário Oficial, a realização de festas infantis.

Esses eventos só poderão ser realizados em regiões que estejam há pelo menos 14 dias seguidos em bandeiras laranja ou amarela. Em regiões com bandeira amarela, o número máximo de participantes permitido, entre público e trabalhadores, é de cem pessoas.

Na bandeira laranja, a quantidade máxima é de 70 pessoas. Em ambas as classificações de risco, a duração das festas deve ser de até quatro horas.

Assim como os demais eventos já liberados pelo governo do Estado, a realização só poderá ocorrer em cidades em que as prefeituras autorizaram as festas infantis e que estão no processo de retomada escolar. Confira as regras que devem ser seguidas para a realização de festas infantis:

Bandeira amarela:

• Máximo de cem pessoas (trabalhadores e público), respeitando o teto de ocupação e o distanciamento estabelecido no modo de atendimento

• Duração máxima do evento para o público: quatro horas

Bandeira laranja:

• Máximo de 70 pessoas (trabalhadores e público), respeitando o teto de ocupação e o distanciamento estabelecido no modo de atendimento

• Duração máxima do evento para o público: quatro horas

Para ambas as bandeiras:

• Modo de operação: teletrabalho/presencial restrito

• Elaboração de projeto (croqui e protocolos), disponível para fiscalização e/ou autorização, quando couber

• Circulação de ar cruzada, com manutenção de janelas e portas abertas, independente do uso de equipamento de climatização

• Adesivagem do piso demarcando o devido distanciamento social nas filas

• Distanciamento mínimo de dois metros entre mesas, organizadas de modo a evitar cruzamento e/ou aglomeração entre clientes e entre trabalhadores

• Higienização de todas as áreas comuns (corredores, portas, elevadores, banheiros, vestiários, grades, mesas e assentos das instalações e superfícies de contato) com álcool 70% e/ou solução sanitizante de efeito similar, antes da abertura do evento e após o término

• Higienização a cada uma hora de superfícies de contato (brinquedos, mesas, maçanetas, corrimão, balcões etc.) e a cada duas horas de banheiro e áreas comuns de maior circulação, com álcool 70% e/ou solução sanitizante de efeito similar

• Higienização de brinquedos a cada uso, com álcool 70% e/ou solução sanitizante de efeito similar

• Dispor de kit completo nos banheiros (álcool em gel 70% e/ou sanitizantes de efeito similar, sabonete líquido, toalhas de papel e lixeira com tampa com acionamento sem uso das mãos)

• Fluxo único para entrada e saída do local, bem como de entrada e saída dos brinquedos

• Alimentação e bebidas conforme Portaria SES nº 319

• Alimentos, talheres e guardanapos embalados individualmente

• Vedado alimentos expostos (mesa de doces e salgados) e bebedouros verticais

Modo de atendimento:

• Máscara de uso obrigatório sempre, com exceção do momento do consumo de alimentos ou bebidas, repondo imediatamente depois

• Registro dos contatos de todos os presentes (trabalhadores e público) para rastreabilidade em caso de posterior confirmação ou suspeita de Covid-19

• Reforço constante na comunicação visual e sonora dos protocolos (cartazes, vídeos, áudios e monitores)

• Distanciamento de dois metros na interação de artistas com o público, vedado o contato físico

• Disponibilização de álcool em gel em diferentes locais, para uso de trabalhadores e do público

• Disponibilizar álcool em gel e monitor orientando sobre o uso da máscara e a correta higienização das mãos antes e depois de acessar os brinquedos

Acesse aqui o Decreto Nº 55.548

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