Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Governo do RS lança programa para atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Compartilhe esta notícia:

O apresentador Marcos Mion participou do lançamento do programa

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
O apresentador Marcos Mion participou do lançamento do programa. (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

O governo do RS lançou nesta segunda-feira (05), por meio de decreto assinado pelo governador Eduardo Leite, a Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtornos do Espectro Autista, também chamada de Programa TEAcolhe.

A solenidade, transmitida nas redes sociais, contou com a participação de convidados como o mestrando em Informática na Educação, youtuber, autista e programador Willian Chimura e o apresentador de televisão Marcos Mion, cujo filho Romeo foi diagnosticado com autismo.

“O nome parece complicado, mas a ideia é bastante simples. É oferecer estrutura, apoio, amor e carinho às pessoas que têm TEA e também às famílias. Fico verdadeiramente muito feliz por estarmos aqui com tantas pessoas que entendem desse assunto que nos ajudaram a formar essa nova política de atenção às pessoas com TEA em nosso Estado”, disse o governador.

O TEAcolhe cria 30 Centros Regionais de Referência e sete Centros Macrorregionais de Referência com o objetivo de organizar e fortalecer as redes municipais de saúde, de educação e de assistência social no atendimento às pessoas com autismo e suas famílias. O decreto que estabelece a política é baseado na Lei 15.322, de 25 de setembro de 2019, e regulamenta as diretrizes para implementação e execução dessa política de atendimento a pessoas com TEA.

“Essa é uma oportunidade única. No momento em que o governo do Rio Grande do Sul lança um projeto como esse, tira da sombra milhões de famílias. Está pegando na mão de mães desesperadas, de pais que simplesmente não sabem para onde correr, que acham que Deus virou as costas para eles, e vocês estão estendendo a mão para eles, trazendo luz para a vida dessas pessoas”, destacou o apresentador Marcos Mion.

Sobre o TEA

O TEA (Transtorno do Espectro Autista) reúne desordens do desenvolvimento neurológico que começam na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta, como autismo infantil precoce, autismo infantil, autismo de Kanner, autismo de alto funcionamento, autismo atípico, transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação, transtorno desintegrativo da infância e a síndrome de Asperger.

Há dois critérios para o diagnóstico do TEA: déficit na reciprocidade socioemocional (seja na comunicação não verbal ou na interação social) e presença de comportamentos restritos ou repetitivos.

A diferença entre os transtornos é o grau, dentro do espectro autista, uma vez que é possível que pessoas com TEA apresentem desde pequenas dificuldades de socialização até afastamento social, deficiência intelectual e dependência de cuidados ao longo da vida.

Estima-se que, em todo o mundo, uma em cada 160 crianças tem TEA. Essa estimativa representa um valor médio, e a prevalência relatada varia substancialmente entre os estudos. Algumas pesquisas bem controladas têm, no entanto, relatado números que são significativamente mais elevados. A prevalência de TEA em muitos países de baixa e média renda é até agora desconhecida.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Em reunião com prefeitos, governador reforça a importância da fiscalização para liberar atividades no RS
Plenário do Supremo decidirá nesta quarta sobre a liberação de missas e cultos presenciais no País
https://www.osul.com.br/governo-do-rs-lanca-programa-para-atendimento-de-pessoas-com-transtorno-do-espectro-autista/ Governo do RS lança programa para atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista 2021-04-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar