Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
25°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Governo federal lança sistema para facilitar o acesso à legislação brasileira

Compartilhe esta notícia:

Bolsonaro e Dias Toffoli participaram da solenidade no Palácio do Planalto

Foto: Marcos Corrêa/PR
Bolsonaro e Dias Toffoli participaram da solenidade no Palácio do Planalto. (Foto: Marcos Corrêa/PR)

O governo federal integrou ao Portal da Legislação – sistema de consulta de leis e normas da Presidência – os sistemas de jurisprudência consolidada dos Tribunais Superiores do País.

O acordo de cooperação técnica foi assinado nesta quinta-feira (25), em cerimônia no Palácio do Planalto, entre a Secretaria-Geral da Presidência da República, o STF (Supremo Tribunal Federal), o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), o STJ (Superior Tribunal de Justiça) e a Enfam (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados).

A partir de agora, ao consultar alguma lei ou norma, o Portal da Legislação disponibiliza um link que direciona o usuário ao Corpus927.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, disse que a iniciativa visa facilitar o acesso e melhorar a compreensão de todo arcabouço jurídico do País, tanto pelos operadores do direito quanto pelos cidadãos. Segundo ele, há hoje mais de 46 mil decretos e mais de 25 mil leis, leis complementares e medidas provisórias em vigor no Brasil, além de uma infinidade de atos infradecretos, como portarias e resoluções.

O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, destacou que a nova ferramenta estimula a “interpretação e aplicação coerente, isonômica e previsível do direito pelos agentes públicos” e potencializa a capacidade de irradiação das grandes teses firmadas pelo STF e por tribunais superiores, “contribuindo para a segurança jurídica e previsibilidade”.

“É preciso coerência na interpretação das normas, pois disso depende a segurança jurídica. Nesse contexto, as Cortes superiores exercem papel importantíssimo. Elas estabelecem diretrizes de aplicação normativa acerca de questões fundamentais ao progresso jurídico, social e econômico do País. Os tribunais superiores estabilizam as relações sociais e promovem a pacificação”, disse.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Escolas particulares de pelo menos sete capitais pretendem retomar as aulas presenciais até agosto
Superior Tribunal de Justiça decide que trabalhador com doença grave não tem isenção de Imposto de Renda
https://www.osul.com.br/governo-federal-lanca-sistema-para-facilitar-o-acesso-a-legislacao-brasileira/ Governo federal lança sistema para facilitar o acesso à legislação brasileira 2020-06-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar