Quinta-feira, 01 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 2 de dezembro de 2015
O governador José Ivo Sartori lançou nesta quarta-feira (02), no Palácio Piratini, o Comitê Estadual Intersetorial de Combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O comitê será coordenado pela Secretaria da Saúde e terá a participação de 13 secretarias, além da Famurs (Federação das Associações dos Municípios do RS).
O combate ao Aedes, que também transmite o zika vírus e a febre chikungunya, começa nos 12 municípios que registraram o maior número de casos de dengue autóctone (doença originada no própria cidade). São eles: Caibaté, Santo Ângelo, Panambi, Erval Seco, Novo Tiradentes, Porto Alegre, Sarandi, Santa Rosa, Redentora, Ibirubá, Carazinho e Giruá. Somando com os casos importados, foram registradas neste ano 1.258 ocorrências de dengue.
O governador José Ivo Sartori enfatizou que o importante é mobilizar todos os gestores para o combate ao mosquito. “Por isso estou pedindo, com muita humildade, que a Famurs processe uma coordenação específica com todos os municípios”, solicitou Sartori. Ele frisou ainda que cabe a todos os gestores trabalharem conjuntamente “para criar as condições de combater o Aedes”.
O secretário da Saúde, João Gabbardo, anunciou que a primeira reunião do comitê será na próxima sexta-feira (04). “O envolvimento de todos é fundamental para evitar a chegada do zika vírus no Rio Grande do Sul”, afirmou.