Segunda-feira, 10 de Maio de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
24°
Mostly Cloudy / Wind

| Governo lança programa para atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Compartilhe esta notícia:

No início de abril o Governo do Rio Grande do Sul lançou o TEAcolhe, uma Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtornos do Espectro Autista. O projeto prevê uma maior assistência às pessoas que convivem com o TEA. O programa cria 30 Centros Regionais de Referência (CCR) e sete Centros Macrorregionais de Referência (CMR), com o objetivo de organizar e fortalecer as redes municipais de saúde, de educação e de assistência social no atendimento às pessoas com autismo e suas famílias.

O decreto que estabelece a política, é baseado na Lei 15.322, de 25 de setembro de 2019, e regulamenta as diretrizes para implementação e execução dessa política de atendimento a pessoas com TEA. Cada Centro Regional de Referência em TEA será destinado ao atendimento dos casos severos, graves e refratários da região, definidos por protocolo previamente estabelecido.

O governo do Estado investirá R$ 1,4 milhão na implantação dos sete centros macrorregionais. Isso envolve a compra de equipamentos e possíveis reformas na estrutura dos centros. Também disponibilizará R$ 350 mil mensais para o custeio dos sete centros. O Movimento Orgulho Autista Brasil e a Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Autismo (AFAPA) apoiaram a construção do projeto.

A AFAPA fará a inauguração da sua sede na próxima semana no centro de Porto Alegre. Os membros da AFAPA são familiares e amigos de pessoas com o transtorno autista. O Diretor Jurídico da entidade, Eduardo Grando, diz que o objetivo da associação é utilizar a experiência para auxiliar pessoas portadoras de TEA e suas famílias.

“A AFAPA já trabalha dando atendimento as famílias de autistas prestando todo o auxílio. Fizemos a ponte entre o médico e o autista e esclarecemos todas as dúvidas das famílias sobre o autismo, como tratar, onde levar os filhos”, desta Grando.

Uma das principais iniciativas da AFAPA é a criação do Centro de Referência Especializada em Autismo em Porto Alegre. De acordo com a presidente, Nara Pinheiro, o projeto já está em fase final.

“É um local que vai abranger todas as terapias para todas as crianças em todos os seus níveis. Vamos ter todas as terapias, desde a estimulação precoce, atendimento aos pais, às famílias, além de acolhimentos, oficinas atividades esportivas, entre outras”, explica Nara.

A Coordenadora Movimento Orgulho Autista, Luciana Mendina, diz que o TEAcolhe é uma conquista, mas que são necessários ainda mais projetos.

“Por isso nós defendemos ter um centro de referência ao autismo em Porto Alegre que trate de todos os espectros com estimulação precoce. Que tenha equipe multidisciplinar e que cumpra o seu papel estimulando as pessoas desde pequenas.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Eduardo Leite garante que manterá pagamento do funcionalismo em dia até junho
Após invasão de seus sistemas de informática, o Tribunal de Justiça gaúcho ficou parado pelo segundo dia consecutivo
Deixe seu comentário
Pode te interessar