Quinta-feira, 18 de junho de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Governo Lula terá 37 ministérios

Compartilhe esta notícia:

De acordo com Rui Costa, entre os ministérios que voltarão estão Pesca, Cidades e Esporte. Haverá ainda uma pasta específica para os Povos Originários

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Número se refere somente aos cargos que são indicados diretamente pelo governo. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O governador da Bahia e futuro ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesse sábado (17) que o novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá 37 ministérios. Atualmente, no governo Jair Bolsonaro, o Executivo está dividido em 23 pastas.

O anúncio foi feito pelo governador após reunião com o presidente eleito Lula, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), e o futuro presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. Segundo Rui Costa, haverá o desmembramento de pastas, mas sem a criação de cargos.

“Foi um pedido do presidente, que foi, ao desmembrar os ministérios, não haver ampliação de cargos. Ou seja, o custo e o volume de gastos se manter independente da quantidade de ministérios. Então nós estamos finalizando a estrutura com 37 ministérios”, disse Rui Costa.

Retornos e divisões

Conforme o futuro ministro da Casa Civil, entre os ministérios que voltarão estão Pesca, Cidades e Esporte. Haverá ainda uma pasta específica para os Povos Originários, o que foi prometido por Lula durante a campanha eleitoral.

Costa afirmou também que o atual ministério da Infraestrutura será dividido em duas pastas: Transportes, que cuidará de rodovias e ferrovias; e Portos e Aeroportos.

Ele confirmou ainda que o atual ministério da Economia será desmembrado em Fazenda, Planejamento, Gestão e Desenvolvimento e Indústria e Comércio. Segundo o futuro ministro, a pasta da Gestão visa a aumentar a eficiência dos gastos da administração, com redução de despesas e incentivar o uso de novas tecnologias.

Já a pasta do Planejamento tratará de ações de “longo prazo, com projetos estruturantes, cuidando da economia, da infraestrutura”. O desenho final da Esplanada de Ministérios de Lula será definido por meio de medida provisória a ser editada no começo de 2023.

Segundo Rui Costa, Lula deve anunciar novos futuros ministros ao longo da próxima semana.

Ministros já anunciados

Até o momento, somente seis ministros do futuro governo foram anunciados:

  • Fernando Haddad (Fazenda);
  • Flávio Dino (Justiça);
  • Rui Costa (Casa Civil);
  • Margareth Menezes (Cultura);
  • José Múcio Monteiro (Defesa);
  • Mauro Vieira (Relações Exteriores);

O ex-governador do Ceará Camilo Santana foi convidado para assumir o Ministério da Educação, mas o anúncio não ainda não foi oficializado. E o ex-governador de Alagoas Renan Filho (MDB) ganhou força para assumir o Ministério do Planejamento. Luiz Marinho está cotado para ser chefe da pasta do Trabalho. E Indústria poderia ficar com Josué Gomes da Silva, mas ele negou o convite.

Desenvolvimento Social

O MDB pleiteia o Ministério do Desenvolvimento Social, que será recriado e cuidará do Bolsa Família e outros programas de assistência. A senadora Simone Tebet (MDB-MS) – que ficou em terceiro lugar na disputa presidencial e apoiou Lula no segundo turno – é o nome que o partido quer ver na chefia da pasta. O PT, contudo, resiste a entregar o ministério para outra legenda.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

11 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Miltch Mitch
17 de dezembro de 2022 20:58

TRINTA E SETE????..?
CADE TU VANDECA PALHACO.
JA SEI DEVE FAZER PARTE DE UM.

SOMENTW ESTÚPIDOS COLOCARAM ESTE VERME DE 9 DEDOS LÁ

Vanderlei Ochoa
18 de dezembro de 2022 00:01

Que monte o número nescessário, para melhorar a administração do Brasil e trabalhar forte para o povo, A direita sempre bate nesse queisito, mas quando está no poder , nada faz pelo Brasil e pelo povo. Olhem a situação em que esse governo que passou deixou o Brasil.

Vanderlei Ochoa
18 de dezembro de 2022 11:21

Faz arminha e vai lá ajudar teu moribundo mito….

Paulo R. Bianchi
18 de dezembro de 2022 09:22

🤟🤟🤟🤟🤟🤟🤟👏👏👏🤩🤩

Carlos Alberto Pugliese
18 de dezembro de 2022 01:35

Faz o L petezóides

Fernando Garrido
18 de dezembro de 2022 10:08

Nem o Mula vai saber os nomes dos ministros….kkkk
Só cabide de emprego.
Vão roubar adoidado….kkkkk
Esse corruPTo – Dilmo – vai ser defenestrado do poder até o fim do ano….
Falando em Dilma, não é que a anta vai ser presidentA da Petrobras….
Vão meter a mão no dinheiro de novo…. cambada de ladrões.

Eduardo Rodrigues
18 de dezembro de 2022 11:51

Bobagem…arredonda pra cinquenta já duma vez. É gandaia mesmo.

Valmir Endruweit
18 de dezembro de 2022 13:31

Se você fica devendo e entra no SERASA, SPC, PROCESSOS TRABALHISTAS não consegue emprego, uma SALAFRA baiana deve 1 milhão em FGTS, FÉRIAS, DÉCIMO TERCEIRO, SALÁRIOS de seus funcionários será Ministra da CULTURA escolhida por JANJA cana brava da Silva, com possibilidade de quitar suas dívidas com dinheiro do público.O PT tem como prioridade ajudar “comanheiros” em dificuldade financeira principalmente do Norte e Nordeste onde tem a maior quantidade de vagabundos por metro quadrado(falas do Governador da Bahia)

Fernando Krause
18 de dezembro de 2022 14:25

Tem milhares de “cumpanheros” esperando para mamarem nos cofres públicos, então o crápula precisa de mais cargos. E tudo sustentado pelo suor do pagador de impostos.

Fabricio Digão
18 de dezembro de 2022 19:02

não tem dinheiro (segundo eles) para pgar comprimissos porém tem para aumentar ministérios e arrumar cargo para a pelegada.

Marco Antonio Cervi
19 de dezembro de 2022 23:17

E vai rolar a festa…vai rolar…

Haddad deve anunciar novos secretários para Ministério da Fazenda a partir desta segunda
Polícia conclui que Seu Jorge foi alvo de racismo em Porto Alegre, mas não identifica autores
Pode te interessar
11
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x