Terça-feira, 06 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 17 de janeiro de 2018
Desde segunda-feira (15), a comunidade de Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre, pode contar com acesso livre à internet via Wi-Fi, em 18 pontos distribuídos em 12 praças da cidade. Em uma segunda etapa, serão contempladas mais três praças na região das COHABs, quando todos os usuários também poderão monitorar as câmeras, a partir de um aplicativo. O serviço foi anunciado pelo prefeito Marco Alba, durante o lançamento do projeto Gravataí Digital.
“A nossa cidade caminha sintonizada com os avanços tecnológicos e rumo à modernização. Estamos instalando pontos de Wi-Fi gratuitos nas praças para que a comunidade volte a ocupar os espaços públicos de forma segura, podendo se conectar, interagir e usufruir de todos os benefícios e praticidades que este novo serviço proporciona”, destacou Marco Alba, acrescentando que os pontos estão localizados em praças e parques com maior fluxo de pessoas.
Segundo Luciano Frizon, diretor da Superluc Informática, empresa de tecnologia responsável pela implantação da rede de fibra ótica no município, para acessar, basta o usuário se conectar à rede Wi-Fi Gravataí Digital, efetuar o cadastro (que é feito somente no primeiro acesso), receber um código e começar a usar o serviço. Cada pessoa poderá utilizar a rede por até duas horas por dia, em qualquer uma das 12 praças.
A disponibilização de internet para a população é mais uma etapa de modernização tecnológica no município a partir da instalação de 300 km de rede de fibra ótica, que interliga todos os órgãos públicos da administração municipal.
As praças que oferecem Wi-Fi gratuito são: Dom Feliciano, da Bíblia, Quiosque, Parcão, da Várzea, Getúlio Vargas, Sinval Dias Barbosa, Morada do Vale III, Neópolis, Tuiuti, Vila Rica e Parque dos Anjos. Além do sistema de Wi-Fi, as 12 praças receberão câmeras de segurança cujas imagens, em alta definição, poderão ser acompanhadas em tempo real, 24 horas por dia, por todos os cidadãos, através do aplicativo Gravataí Digital, que é gratuito.
As filmagens serão permanentemente monitoradas pela Guarda Municipal através da Central de Videomonitoramento, juntamente com as demais câmeras de segurança que já começaram a ser instaladas nas escolas da rede municipal, na última semana. Ambos os serviços integram o projeto do governo na área da Segurança, respeitando e atendendo a um anseio da comunidade gravataiense.