Segunda-feira, 05 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 4 de maio de 2020
Guarda Municipal também integra operação #FiqueemCasa.
Foto: Maria Ana Krack/PMPADesde o dia 15 de março, quando entraram em vigor as medidas restritivas contra a pandemia de coronavírus em Porto Alegre, a Guarda Municipal já recebeu quase 350 denúncias sobre aglomerações de pessoas, um dos fatores de risco para a doença. O número representa um aumento superior a 70% em relação aos 256 encaminhamentos recebidos até o fim do mês passado.
O secretário municipal de Segurança, Solon Beresford, reforça que os cidadãos precisam tomar cuidado para que a coletividade não pague no futuro um custo alto pela irresponsabilidade:
“Estamos atuando sistematicamente na orientação e na fiscalização, mas, para que haja um controle epidemiológico eficiente é necessário que, além das medidas de proteção e higiene, as pessoas assumam uma postura responsável levando em conta a alta capacidade de contágio do vírus”.
Ações
De olho nos riscos desse afrouxamento, a administração municipal tem intensificado ações de conscientização e fiscalização, monitorando se os estabelecimentos estão cumprindo os decretos de enfrentamento à Covid-19, dentre outras ações. Além disso, caminhões de som alertam sobre os perigos da doença e agentes orientam transeuntes a ficarem em casa.
“Intensificamos inserções nas ruas para que as pessoas se resguardem e mantenham as regras de etiqueta e convivência”, acrescenta o titular da pasta. “Também ampliamos o policiamento para evitar rodinhas de chimarrão.”
Denúncias sobre violações de medidas de distanciamento social e outros descumprimentos de regras podem ser realizadas por meio dos “portais telefônicos” de serviços 153 e 156 – a ligação é gratuita e o sigilo do denunciante é preservado.
(Marcello Campos)