Quinta-feira, 24 de Junho de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
16°
Fair

Política Hamilton Mourão diz que o Brasil “não tem que ser mendigo” na busca por recursos para combater o desmatamento

Compartilhe esta notícia:

O general afirmou que outros países devem enviar recursos para combate ao desmatamento se o Brasil mostrar bons resultados

Foto: Bruno Batista/VPR
O general afirmou que outros países devem enviar recursos para combate ao desmatamento se o Brasil mostrar bons resultados. (Foto: Bruno Batista/VPR)

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou nesta segunda-feira (19) que o Brasil “não tem que ser mendigo” na busca por recursos para combater o desmatamento ilegal.

Presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, Mourão deu a declaração a três dias da Cúpula dos Líderes Sobre o Clima, que deverá reunir 40 chefes de Estado ou de governo. O anfitrião será o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Mourão disse que financiamento externo pode auxiliar, mas que a tendência é os outros países repassarem dinheiro se o Brasil apresentar bons resultados na área. “A tendência sempre é essa [esperar resultado concreto], que eu vejo. E a gente não tem que ser mendigo nisso aí. Vamos colocar a coisa muito clara: temos as nossas responsabilidades. O Brasil é responsável só por 3% das emissões no mundo. Desses 3%, 40% é o desmatamento, ou seja, 1,2% do que se emite no mundo é responsabilidade do desmatamento nosso aqui. Tem que fazer nossa parte, dentro do Acordo de Paris”, declarou Mourão.

Para o vice-presidente, por ter matriz energética mais limpa na comparação com outros países e grande cobertura vegetal nativa, o Brasil é um “player” na mesa de negociações e poderá convencer os demais países sobre os esforços adotados pelo governo, apesar das críticas de políticos e ambientalistas.

Segundo o Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais), os alertas de desmatamento na Amazônia em março foram os maiores já registrados para o mês desde o começo da série histórica.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Bolsonaro afirma que quem votar em Lula “merece sofrer”
Rio Grande do Sul registra 828 novos casos de Covid-19 e mais 79 mortes provocadas pela doença
Deixe seu comentário
Pode te interessar