Quarta-feira, 24 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Hoje, na Bolsa de Valores, o leilão da PPP para iluminação pública de Canoas

Compartilhe esta notícia:

Prefeito de Canoas, Jairo Jorge, otimista com leilão de hoje em São Paulo. (Foto: Arquivo pessoal)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge viajou para São Paulo, onde participa do leilão do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para a iluminação pública, que será realizado às 14h desta terça-feira (16), na sede da Bolsa de Valores (B3). A concessão tem prazo de 24 anos, prevendo a modernização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede municipal de iluminação pública, com troca de luminárias por tecnologia LED. “O objetivo do leilão é a seleção da proposta mais vantajosa, mediante critério de menor valor de contraprestação mensal máxima”, informou o BNDES, em nota. O valor estimado da concessão é de R$ 110 milhões, ao longo dos 24 anos de contrato.

Chapa Tarcísio-Michelle caso Bolsonaro fique inelegível em 2026

As especulações em Brasília são muito fortes, no sentido de que os inimigos do ex-presidente Jair Bolsonaro conseguirão impor a narrativa que leve à sua exclusão da eleição de 2026, o que abre alternativa para outro cenário eleitoral. Caso se confirme a inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL), a especulação seria de uma chapa com Tarcísio de Freitas (Republicanos) e a ex-primeira-dama Michelle como vice. O PL já promoveu pesquisas iniciais, que indicaram forte apoio popular a essa composição.

Presidente da Argentina conta com dinheiro brasileiro para superar crise

O presidente da Argentina, o esquerdista Alberto Fernandez, deverá apelar ao amigo Lula, presidente do Brasil, para que libere uma ajuda emergência via recursos do BNDES, o banco brasileiro de Desenvolvimento Social, informa a imprensa do país vizinho. A Argentina alcançou um novo recorde ao elevar sua taxa de juros para 97%, para uma inflação acumulada nos últimos doze meses em 108,8%. A taxa de juros da Argentina é a maior em vinte anos. A ala mais conservadora do governo defendia juros ainda maior, de 110% ao ano. O problema argentino é a faltas de crédito internacional, depois que o país aplicou um calote nos credores internacionais em 2014 e foi condenado pela justiça americana a pagar os juros dos valores devidos aos fundos de pensão, o que equivaleria na época a cerca de US$ 17 bilhões, mais da metade das reservas internacionais do país, que eram estimadas em US$ 30 bilhões.

Até o fundo dos Correios levou calote argentino

Descobriu-se então que o fundo de aposentadoria Postalis, dos funcionários dos Correios, perdeu dinheiro depois do calote da dívida argentina, um baque de R$ 198 milhões no valor histórico de 2014. Referia-se à compra de títulos do Tesouro Argentino no governo Lula, que viraram pó. Por conta deste e de outro calote do governo venezuelano, o Fundo Postalis obrigou-se a cobrar até hoje dos servidores dos Correios, um desconto adicional nos salários, para repor as perdas.

Governo gaúcho prevê superávit em 2024, graças a maior ICMS dos combustíveis

Acompanhado pelo vice-governador Gabriel Souza, o governador Eduardo Leite entregou à Assembleia Legislativa, ontem (15), o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias. A previsão de superávit de R$ 1,48 bilhão em 2024. O superávit leva em conta o crescimento da receita que deverá acontecer a partir de junho, graças, principalmente, ao aumento do ICMS que incidirá sobre os combustíveis.

Acordo prevê reajuste das cúpulas do Judiciário e MP, sem gatilho

Já existe um consenso entre os líderes de bancada na Assembleia Legislativa, para a aprovação na sessão desta terça-feira, dos quatro projetos que aumentam em 18% os subsídios de magistrados, membros do Ministério Público, defensores públicos e conselheiros do Tribunal de Contas. Uma emenda deverá excluir os reajustes previstos em gatilhos automáticos de 2024, a 2026, tal como ocorrerá no STF. Assim, será aprovado apenas o reajuste de R$ 37 mil retroativo a 1º de abril. Este valor decorre da vinculação automática aos subsídios dos ministros do Supremo Tribunal Federal cujo subsídio atual, de R$ 39.293,32, passou para R$ 41.650,92 a partir de 1º de abril de 2023; e de forma automática, para R$ 44.008,52 a partir de 1º de fevereiro de 2024: e para R$ 46.366,19 a partir de 1º de fevereiro de 2025.

Eliseu Padilha e Desembargador Marchionatti, os padrinhos da sede do TRE

Amigo pessoal do então ministro chefe da Casa Civil Eliseu Padilha (falecido no ultimo dia 13 de março), o colunista testemunhou os movimentos do ministro para aprovar no Congresso e liberar junto ao presidente Michel Temer os recursos necessários à desapropriação do prédio da antiga sede do Citibank em Porto Alegre, para ali sediar o Tribunal Regional Eleitoral. Em uma das ocasiões, o então presidente do TRE, desembargador Carlos Cini Marchionatti, incansável na missão, esteve no Palácio do Comércio para conversar com Padilha, antes de uma reunião do ministro com os jornalistas do Clube de Opinião. Seguiram-se mais de uma dezena de viagens de Marchionatti a Brasília, até que Padilha conseguiu em 2018, a liberação dos recursos. Com toda a pompa, o presidente da República, Michel Temer, sancionou em 15 de maio de 2018, a lei que trata da desapropriação de um prédio em Porto Alegre para uso pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul. A desapropriação foi assinada em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília. Ambos – Padilha e Marchionati – tiveram seus nomes esquecidos na solenidade de inauguração da nova sede do TRE. Realmente, uma falha imperdoável, que beira à ingratidão.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

14 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Jorge Schröder
16 de maio de 2023 11:32

Então tá, voltamos a falar de “AMANTE ARGENTINA”… esta referência maldosa está na memória dos mais antigos referindo-se a gastar onde não podia, o que não se tinha, quase uma aposta em carreira de cavalos… Levou muitos à bancarrota….

Vanderlei Ochoa
16 de maio de 2023 11:49

PT=LULA=POVO, o terror da direita bolso-terrorista-golpista-nazi….perdeu mané. Mas pode continuar apoiando essa gente aí…hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha

Ck Ps
16 de maio de 2023 12:59

Pl terá q bancar mta coisa da Michele, como advogados e vida nababesca. Pl internamente vai aceitar dinheiro jorrando para bancar essa turma? e mais a imagem dela é de quê? kkkkk os evangélicos sim irão vitar como o pastor “mandar” mas a reputação desta tchurmaaa n é tão bela como antigamente. 2026 a água vai rolar ainda q o Sr. n saiba das vigarices e cartões de amigas desta sra. O sr. vê isso como perseguição claro kkkkkkk

Ck Ps
16 de maio de 2023 13:49

turistar ou passear incógnito em uma tradução livre: ” fugir à justica” kkk olha, logo para aqueles q só falavam de corrupção deve ser mto constrangedor ter o “mito” como picaretinha da República. N adianta colocar a sujeira para debaixo do tapete, a casa caiu

Denise Goulart de Munhós
16 de maio de 2023 13:07

Dependendo da “Justi$a” Bolsonaro não só ficará inelegível como será preso. De certo quer disputar com o Nine o cargo de “Mandela da América Latina “. Bolsonaro enquanto ainda está de posse de seu passaporte, na minha opinião, deveria realizar viagens turisticas a diversos países europeus, pois, Bolsonaro estando aqui no Brasil é usado pela esquerdalha para desviar a atenção da população sobre os desmandos do pseudo governo.

Fernando Krause
16 de maio de 2023 15:18

Além do encantador língua podre, quem tem “boca de latrina” são aqueles cumpanheros que comem capim com bosta de jumento.

Vanderlei Ochoa
16 de maio de 2023 14:59

Antes de abrirem a boca de latrina, estudem um pouco…bocas de latrina. PF pede para Paulo Guedes ser investigado em inquérito sobre desvios no Postalis PF também pediu para ter acesso a relatórios do Coaf de todas as pessoas jurídicas ligadas ao ministro no período entre 2010 e 2016. Defesa de Guedes diz que objetivo do pedido é “expor” o ministro A PF (Polícia Federal) enviou pedido ao ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), para que inclua o ministro da Economia, Paulo Guedes, como investigado no inquérito sobre supostas irregularidades no Postalis, fundo de pensão dos funcionários… Leia mais »

Adalberto Meneguzzi
16 de maio de 2023 14:34

Também do PETROS, PREVI…

Fernando Krause
16 de maio de 2023 13:48

Os funcionários e os aposentados dos Correios estão até hoje amargando as FALCATRUAS que o lulopetismo fez com o Postalis, o Fundo de Pensão que teve muitos R$ MILHÕES SAQUEADOS para “investimento” nos títulos podres de republiquetas falidas, como a Argentina que tinha os cumpanheros Kirchner governando à época.

Vanderlei Stefani
16 de maio de 2023 13:54

É muita fraca a chapa: Tarcísio-Picareta

Vanderlei Ochoa
16 de maio de 2023 14:51

FALA VENTURINO…

A Petrobras reduzirá o preço da gasolina em 12,6% e do diesel em 12,8% a partir de quarta-feira, 17, anunciou o presidente da empresa, Jean Paul Prates, nesta terça-feira, 16, em coletiva de imprensa.

Com isso, o valor da gasolina cairá R$ 0,40 o litro, enquanto o de diesel terá uma redução de R$ 0,44 o litro.

Vanderlei Ochoa
16 de maio de 2023 15:45

Para os bocas de latri…

Após mudar política de preços, Petrobras redução valor da gasolina, do diesel e do gás de cozinha
Gasolina cai R$ 0,40, enquanto o diesel reduz R$ 0,44 o litro; o preço do gás de cozinha vai cair R$ 8,97 por botijão de 13kg

Vanderlei Ochoa
16 de maio de 2023 15:54

Fala frávio…

Ipec: Avaliação de Lula no início do governo é mais alta que a de Bolsonaro, mas perde para seus mandatos anteriores
Para 41%, administração é boa ou ótima. Pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 6 de março e tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou menos.

Anisca Loskr
16 de maio de 2023 16:16

Eliseu Padilha “meu” malvado favorito sic* Frávio

Bancada ruralista poderá romper com o governo Lula
Briga de ministros pela sucessão trava o governo
Pode te interessar
14
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x