Quarta-feira, 07 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 3 de agosto de 2017
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Passado (o primeiro) susto do presidente Michel Temer no cargo, começou a “limpeza interna”. A executiva do PMDB mandou para o Conselho de Ética do partido os casos dos dissidentes senadores Roberto Requião (PR) e Kátia Abreu (TO), divergentes do governo. Com Requião ainda há conversa. Com Kátia, a porta de saída. Já na Câmara dos Deputados, a direção da legenda vai “convidar” a saírem de seus quadros os deputados que votaram contra Temer, dentre eles Sérgio Zveiter (RJ), Veneziano Vital do Rêgo (PB), Vitor Valim (CE), Celso Pansera (RJ), Laura Carneiro (RJ) e Jarbas Vasconcelos (PE).
Casa nova
A senadora Kátia Abreu e o deputado Sérgio Zveiter conversam com o Podemos, o ex-PTN, que tem engrossado as fileiras e terá Álvaro Dias como candidato a presidente da República.
Camaleoa
Kátia já perdera o comando da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária), ao se aliar a Dilma Rousseff. Para virar ministra do setor, passou por metamorfose. Saiu do DEM e deu lapidada no perfil pelo PSD, até chegar ao PMDB.
“Edifícil”
O MP (Ministério Público) vai “prender” alguém em João Pessoa (PB). A placa da nova sede foi cravada com “Edifícil Sede João Guimarães”. Foi consertada, mas o artesão quer cobrar duas vezes.
Fogo no ninho
O PSDB rachou de vez. O senador Tasso Jereissati (CE) não quer devolver a presidência do partido ao Aécio Neves (MG) – cujo grupo de deputados que comanda votou pró-Temer. A ala paulista – deputado Carlos Sampaio, o governador Geraldo Alckmin e o prefeito João Doria – quer ver o senador pelas costas e faz pressão pela sua saída.
Reincidentes
O pau quebra no Brasil e a delação de executivos da empreiteira OAS ainda nem entrou no papel. A Coluna tem informação de que vai serão pegos 50 deputados e senadores. Alguns parlamentares já figuram na delação da Odebrecht à Operação Lava-Jato.
Pega ladrão!
O vereador Oswaldo Lopes (PHS), da causa animal, adotou um vira-latas para a Câmara de Vereadores de Belo Horizonte (MG). O bicho ganhou coleira, medalha com o número de celular do dono e até roupinhas, passando a vagar pela garagem do Legislativo municipal. Em uma semana, apareceu pelado de novo.
Bolo do juiz
Parceria é isso aí. Na terça-feira, 1º de agosto, funcionários, agentes, delegados da PF (Polícia Federal) de São Paulo serviram bolo a populares em frente à sede do órgão para comemorar os 45 anos do juiz federal Sérgio Moro.
Bancada do QG
A Caserna lançará candidatos militares a deputados e senadores, da ativa e da reserva, em vários Estados, na cola de Jair Bolsonaro, informam generais do Exército.
Ex-aliados
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), terá três adversários de peso na eleição de 2018. Um da família de Fernando Bezerra, que tem filho ministro e outro prefeito de Petrolina, outro do clã Lyra, com o ex-governador João Lyra e Raquel Lyra, a filha prefeita de Caruaru, e um da família Ferreira, que tem o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, o deputado estadual André Ferreira e o vereador Fred Ferreira.
Saldo negativo
O contrabando sufoca a arrecadação de impostos no Estado de São Paulo. Levantamento inédito do Movimento em Defesa do Mercado Legal Brasileiro mostra que os cofres paulistas perderam 5 bilhões de reais nos seis primeiros meses deste ano.
Rombos
O segmento campeão do contrabando continua sendo o cigarro, que gerou perdas de 1,6 bilhão de reais no período, seguido pelo de autopeças (prejuízo de 500 milhões de reais), eletroeletrônicos (400 milhões de reais) e confecções (250 milhões de reais).
LamaTour
Sai ano, entra ano, o problema é o mesmo há décadas. O único acesso por carro às mais famosas praias de Trancoso (BA) – Espelho, Caraíva e Corumbau – está um lamaçal em um trecho de 1,5 quilômetro entre o Quadrado e Itaporanga. Até trator atola.
Brasileiro$
O diretor da BRBCard, Ralil Salomão, levou os seus gestores para comer cachorro-quente em uma carrocinha de rua, na terça à noite, a fim de mostrar a importância da velocidade no atendimento, associada à empatia com o consumidor, a despeito das limitações estruturais. O vendedor não decepcionou.
Jornalismo online
Relatório Digital News Report, do Reuters Institut, com 70 mil entrevistados, revela que 13% deles pagaram para ler notícias on-line em 2016. No Brasil, só 22% pagaram.
Com Walmor Parente (DF), Tadeu Pinto (DF), Beth Paiva (RJ) e Henrique Barbosa (PE)
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.