Domingo, 23 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias A morte de mais um idoso em Passo Fundo ampliou para 28 o número de casos fatais de coronavírus no RS

Compartilhe esta notícia:

Estado vem ampliando a rede hospitalar.

Foto: Maicon Hinrichsen/Secom
Cidade da Região Norte do Estado já tem cinco óbitos por Covid-19. (Foto: EBC)

Após dois dias sem informações sobre óbitos por coronavírus no Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (22) a Secretaria da Saúde notificou a morte de um idoso de 88 anos por causa da doença. Com histórico de hipertensão, ele estava internado havia quatro dias no Hospital de Clínicas de Passo Fundo (Região Norte), cidade que tem agora cinco dos 28 casos fatais de Covid-19 no Estado, perdendo apenas para Porto Alegre, com dez perdas.

O boletim epidemiológico da noite desta quarta-feira contabiliza, em 103 dos 497 municípios gaúchos, um total de 970 pacientes com diagnóstico positivo da doença desde a primeira notificação, em 10 de março. Desse contingente, 640 pessoas já estão recuperadas (ou seja, há pelo menos 14 dias sem sintomas da doença). Isso corresponde a um índice de aproximadamente 66% de cura.

As confirmações mais recentes abrangem moradores das cidades de Campinas do Sul, Carazinho, Dois Irmãos, Espumoso, Ibirapuitã, Lajeado (9), Maratá, Marau, Passo Fundo (15), Porto Alegre (7), São Leopoldo (2), Sapiranga (5), Sapucaia do Sul e Tio Hugo, segundo a SES (Secretaria Estadual da Saúde). Porto Alegre concentra a maioria dos casos de coronavírus no Rio Grande do Sul, com 394 ocorrências e dez óbitos, de acordo com o mesmo levantamento.

O último dia em que o Rio Grande do Sul havia confirmado mortes pelo coronavírus foi no domingo passado (19), quando a contagem subiu de 24 para 27. As três vítimas eram idosas (perfil etário predominante entre os óbitos gaúchos) e com problemas cardiovasculares, dentre outras doenças crônicas.

A primeira perda foi um homem de 74 anos que morava em Tio Hugo, a segunda uma mulher de 69 anos residente em Passo Fundo e a terceira um homem de 71 anos internado no Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre.

Ações

O Estado vem ampliando a rede hospitalar com a instalação de hospitais de campanha. Dos 497 municípios gaúchos, todos consultados pela Secretaria de Saúde, 148 já responderam. Destes, 16 afirmaram estar com hospitais de campanha prontos. As estruturas temporárias acrescentam, por enquanto, 699 leitos clínicos e 32 com respiradores à rede de saúde do Estado.

No sábado pela manhã (18), o governador Eduardo Leite visitou o primeiro hospital de campanha montado em Canoas, na Região Metropolitana, que oferece 13 leitos clínicos e um de UTI.

A secretária de Saúde, Arita Bergmann, solicitou que os municípios que implementaram esse tipo de estrutura informem o governo do Estado. Com o reforço dos hospitais de campanha e dos leitos de hospitais de pequeno porte – em torno de 1.660 –, que também terão orçamento específico, estima-se que o Rio Grande do Sul alcance um total de 6,7 mil leitos clínicos disponíveis para o tratamento de pacientes com coronavírus.

“Temos de encaminhar essas informações ao Ministério da Saúde para que as prefeituras recebam o recurso equivalente à internação em hospitais de campanha”, lembrou a titular da pasta.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Prefeitura de Porto Alegre determina uso de máscaras no transporte público
Com 640 pacientes recuperados do coronavírus, o Rio Grande do Sul tem um índice de cura de 66%
https://www.osul.com.br/idoso-de-passo-fundo-e-a-28a-pessoa-a-morrer-por-coronavirus-no-rio-grande-do-sul/ A morte de mais um idoso em Passo Fundo ampliou para 28 o número de casos fatais de coronavírus no RS 2020-04-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar