Quarta-feira, 22 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 20 de fevereiro de 2016
Uma igreja ortodoxa russa encerrou uma dívida de 300 mil rublos (cerca de15 mil reais) em troca de orações pela saúde dos credores. O caso envolveu a diocese, localizada na cidade de Nizhny Novgorod, a quinta maior do país, e uma construtora. A companhia havia instalado um sistema de calefação em um dos edifícios da instituição religiosa.
A igreja alegou, no entanto, que só tinha dinheiro para pagar metade da dívida total – de 916 mil rublos (cerca de 46 mil reais). Antes de a briga ser levada aos tribunais, as duas partes chegaram a um acordo quando os donos da construtora, que são fiéis da diocese, aceitaram eliminar parte do débito por orações.
Segundo a Justiça russa, é a primeira vez que um acordo do tipo é realizado. O departamento jurídico da diocese afirmou que a ideia partiu dos próprios credores. “Ficamos surpresos. Eles mesmos vieram com a sugestão”, afirmou um representante da igreja. O diretor de vendas da construtora, Andrei Lepustin, afirmou que os donos da empresa não planejam checar como o acordo será implementado.
“Respeitamos a diocese e somos todos fiéis da Igreja Ortodoxa russa”, ressaltou. “Dependerá da consciência deles implementar [o acordo], mas confiamos neles e já sentimos os frutos das orações, na medida em que os indicadores econômicos da companhia vêm mostrando um desempenho positivo”, acrescentou.