Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Imposto sobre compra em dólar anunciado na Argentina pode afetar o turismo no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Novo presidente argentino, Alberto Fernández taxou em cerca de 30% os gastos com produtos e serviços em dólar. (Foto: Divulgação)

A iniciativa do novo presidente argentino, Alberto Fernández, de taxar em cerca de 30% gastos com produtos e serviços em dólar, incluindo passagens aéreas, reservas de hotéis no exterior e outros serviços, pode impor um novo freio a viagens feitas pelos turistas do país ao exterior, afetando o mercado brasileiro. Após anúncio de imposto sobre compras em dólar, moeda disparou na Argentina. As informações são dos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo.

A Argentina é o maior emissor de visitantes internacionais para o Brasil, segundo o Ministério do Turismo. Em 2018, 2,5 milhões de argentinos vieram ao país. Representaram quase 38% do total de estrangeiros em viagem ao Brasil, mas houve recuo de 4,72% frente a 2017.

A Organização Brasileira de Viagens de Receptivo (Bito, na sigla em inglês) avalia que o imposto argentino deve reduzir o fluxo de turistas para o Brasil mais adiante:

Por ora, não há impacto. As reservas estão feitas. Mas, é claro, vai impor um freio no movimento. Isso já havia acontecido por conta das dificuldades econômicas enfrentadas pelos argentinos. No geral, viaja quem tem dinheiro”. destaca Salvador Saladino, presidente da Bito.

Ele lembra que medidas como essa levam o turista a ajustar os gastos: “O viajante ajusta a despesa ao orçamento. Passa de um hotel cinco estrelas para outro quatro estrelas, troca o destino da viagem, opta por uma estadia do tipo all-inclusive.”

Dados do Instituto Nacional de Estatística e Censo (Indec) da Argentina mostram que 318,4 mil residentes embarcaram para o exterior em aeroportos do país em outubro, queda de 4,2% em relação ao mesmo mês de 2018.

No acumulado do ano, foram 3,43 milhões de viajantes, um tombo de 12,5% ante igual período do ano passado.

Para as aéreas brasileiras Latam, Gol e Azul, que voam para a Argentina, ainda é cedo para prognósticos sobre o efeito da medida. A Azul lamentou que a atividade turística no Mercosul seja penalizada. “O aumento da carga tributária sobre o setor impacta diretamente o turismo, importante vetor de fomento econômico”, informou a empresa em nota.

Arrecadação do governo

O ministro da Economia da Argentina, Martín Guzmán, apresentou nesta terça-feira, 17, o pacote de medidas econômicas para tentar aumentar a arrecadação do governo e permitir um maior gasto social. Entre as medidas descritas no projeto de lei que será enviado ao Congresso estão o aumento de impostos sobre bens pessoais, como imóveis, e a criação de uma alíquota de 30% para aqueles que comprarem dólares para poupar e também sobre compras feitas em dólar no exterior, como passagens aéreas e serviços digitais como Netflix.

O governo de Alberto Fernández também pretende dar um bônus de 5 mil pesos (cerca de R$ 340) em dezembro e outro também de 5 mil pesos em janeiro para os aposentados que recebem o salário mínimo, respeitando as faixas de vencimento.

A tônica das medidas é equilibrar a proteção a setores mais vulneráveis com a responsabilidade fiscal, para “proteger setores de grande vulnerabilidade e garantir consistência macroeconômica”, nas palavras do ministro da Economia.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Liberado o saque do FGTS para não correntistas da Caixa nascidos em novembro e dezembro
Governo pretende elevar a tributação sobre os mais ricos sem fazê-los deixar o País, diz assessora do Ministério da Economia
https://www.osul.com.br/imposto-sobre-compra-em-dolar-anunciado-na-argentina-pode-afetar-o-turismo-no-brasil/ Imposto sobre compra em dólar anunciado na Argentina pode afetar o turismo no Brasil 2019-12-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar