Domingo, 12 de Julho de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
13°
Fog

Economia Inflação oficial brasileira atinge o menor patamar mensal em 22 anos

Compartilhe esta notícia:

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, seis tiveram deflação em abril

Foto: Divulgação
Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, seis tiveram deflação em abril. (Foto: Divulgação)

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação oficial do Brasil, foi de -0,31% em abril, apresentando a menor variação mensal desde agosto de 1998 (-0,51%).  Em março, a taxa variou 0,07%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (08) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O resultado foi influenciado pela queda de 9,59% nos preços dos combustíveis, com os sucessivos cortes nos valores da gasolina e do diesel, após a pandemia do novo coronavírus derrubar a demanda global por petróleo. Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE, seis tiveram deflação em abril.

Na contramão dos combustíveis, os preços dos alimentos ficaram mais caros no mês passado. A alimentação no domicílio passou de 1,4% em março para 2,24% em abril, com destaque para as altas da cebola (34,83%), da batata-inglesa (22,81%), do feijão carioca (17,29%) e do leite longa vida (9,59%). Já as carnes (-2,01%) apresentaram queda pelo quarto mês consecutivo.

No ano, o IPCA acumula alta de 0,22% e, nos últimos 12 meses, de 2,40%, abaixo dos 3,30% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em abril de 2019, a taxa havia ficado em 0,57%.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Justiça Federal gaúcha condena pela terceira vez um professor por compartilhar pornografia infantil
Transporte coletivo tem ampliação de viagens em razão do aumento de passageiros em Porto Alegre
Deixe seu comentário
Pode te interessar