Domingo, 29 de Novembro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
27°
Partly Cloudy

Rio Grande do Sul Instituições da Secretaria da Cultura do RS começam a reabrir na quinta-feira

Compartilhe esta notícia:

Biblioteca Pública do Estado é um dos locais a reabrir.

Foto: Divulgação/BPE
Biblioteca Pública do Estado é um dos locais a reabrir. (Foto: Divulgação/BPE)

Após sete meses de interrupção das atividades presenciais, a Sedac (Secretaria de Estado da Cultura) se prepara para reabrir suas instituições a partir de quinta-feira (22) no RS. A volta acontece devido à publicação do Decreto 55.537, que liberou a realização de eventos sociais e culturais. A retomada também está condicionada à autorização dos governos municipais.

Conforme o decreto, a reabertura só pode acontecer em municípios localizados em regiões que estejam com bandeira laranja (risco epidemiológico médio) ou amarela (risco epidemiológico baixo) há, no mínimo, duas semanas consecutivas e onde as aulas presenciais já tenham retornado nas instituições de ensino.

A reabertura obedece aos protocolos de segurança sanitária estabelecidos pelo governo do Estado. As instituições terão seu horário de visita reduzido, funcionando de terça-feira a domingo, das 10h às 17h.

Em breve, a Sedac divulgará em seu site (www.cultura.rs.gov.br) um guia de orientação para o setor cultural gaúcho, com base nas regras de operação autorizadas. O documento reunirá todos os protocolos a serem aplicados na área da cultura, de acordo com cada bandeira, tratando de serviços culturais, educação cultural e informação e comunicação.

“Desde a publicação do decreto de calamidade pública no dia 19 de março e, consequentemente, com o cancelamento das atividades culturais em todo o Estado, a Sedac criou um grupo de trabalho para tratar das medidas de retorno do setor cultural. Este GT construiu com diversos setores e entidades os protocolos setoriais, seguindo todas as orientações sanitárias, para que as instituições pudessem retomar as atividades gradualmente e com responsabilidade”, ressalta a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.

Datas de reabertura das instituições localizadas em Porto Alegre:

22 de outubro:
• Arquivo Histórico;
• Memorial do Rio Grande do Sul;
• Museu Antropológico;
• MuseCom (Museu da Comunicação Hipólito José da Costa);
• Margs (Museu de Arte do Rio Grande do Sul).

26 de outubro:
• BPE (Biblioteca Pública do Estado).

19 de novembro:
• CCMQ (Casa de Cultura Mario Quintana);
– Biblioteca Erico Verissimo;
– Biblioteca Lucília Minssen;
– Discoteca Pública Natho Henn;
– MACRS (Museu de Arte Contemporânea);
– RS Criativo.

1ª quinzena de dezembro:
• Ospa (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre);
• Teatro de Arena;
• Theatro São Pedro.

O Museu Julio de Castilhos e a Cinemateca Paulo Amorim, ambos localizadas em Porto Alegre, passam por obras e reabrirão após a conclusão das mesmas.

O Museu Histórico Farroupilha, em Piratini, o Parque Histórico Bento Gonçalves, em Cristal, e o Museu do Carvão, em Arroio dos Ratos, terão as datas de reabertura definidas após a publicação dos respectivos decretos municipais.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Tribunal Regional Federal em Porto Alegre rejeita pedido de concessão de indulto para ex-executivo da Odebrecht condenado por lavagem de dinheiro
Sistema penitenciário gaúcho retoma visitas presenciais
Deixe seu comentário
Pode te interessar