Domingo, 12 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Itália quer ouvir os EUA sobre relato de espionagem ao ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi

Compartilhe esta notícia:

Ex-premiê italiano disse que o presidente russo foi "empurrado" para a guerra pela população e por seu partido. (Foto: Filippo Monteforte/AFP)

O Ministério das Relações Exteriores da Itália convocou, nessa terça-feira, o embaixador dos EUA no país, John Phillips, após a mídia ter relatado que o serviço de inteligência americana grampeou ligações telefônicas do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi com seus assessores em 2011. Uma reportagem do jornal italiano La Repubblica afirma que a Agência Nacional de Segurança dos EUA manteve Berlusconi em sua mira durante a crise econômica na zona do euro, entre 2008 e 2011 – uma informação revelada pelo site Wikileaks. A expectativa é que Phillips fosse ao encontro do ministro das Relações Exteriores italiano, Paolo Gentiloni, na tarde dessa terça-feira.

Embora a influência de Berlusconi tenha sido reduzida após ter deixado o governo, o bilionário ainda é uma figura proeminente na política nacional. Ele é o líder do partido Forza Italia, o segundo maior na fragmentada bancada de direita italiana.

Aliados de Berlusconi afirmam que houve uma “conspiração” para tirar o ex-primeiro-ministro do poder – que renunciou ao cargo em novembro de 2011– ele ocupou o cargo por 17 anos em três ocasiões – e foi substituído pelo ex-comissário europeu Mario Monti. Eles pressionam o atual premier italiano, Matteo Renzi, a agir frente às recentes alegações de espionagem pelos EUA.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Berlim abre 1º abrigo para refugiados homossexuais
Exército israelense ordena soldados a portar armas em horário de folga
https://www.osul.com.br/italia-quer-ouvir-os-eua-sobre-relato-de-espionagem-a-berlusconi/ Itália quer ouvir os EUA sobre relato de espionagem ao ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi 2016-02-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar