Quinta-feira, 06 de agosto de 2026
Por Redação O Sul | 14 de dezembro de 2020
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
“Eu fiz as pazes com a vida!”, afirma um emocionado José Otávio Germano (PP) eleito aos 58 anos para comandar a prefeitura de Cachoeira do Sul onde começou sua vida pública como vereador mais votado da cidade em 1988.
Germano tem todas razões para esta declaração emocionada: sua carreira política parecia encerrada no segundo semestre de 2018, quando envolveu-se em escândalos que comprometeram sua vida pessoal, e afetaram diretamente sua reeleição para a Câmara dos Deputados, até que Cachoeira do Sul o acolheu. “Minha história quase foi para o lixo, mas a vida me deu mais uma chance”, afirma.
Deu a volta por cima, e pretende, nas suas palavras, “fazer o melhor governo da história de Cachoeira do Sul. Essa é a verdade verdadeira”. Duas vezes deputado estadual, secretário estadual de Transportes e de Segurança e candidato a vice-governador em 1998, na chapa de Antônio Britto, foi ministro dos Esportes, e teve quatro mandatos na Câmara dos Deputados, o último encerrado em 2018.
José Otávio disse neste final de semana ao colunista que “estou vivendo um momento único neste recomeço da minha vida, e fiquei feliz também pelos inúmeros telefonemas de colegas prefeitos pedindo que eu agora apresente o meu nome para presidir a Famurs”.
A Famurs é a Federação que reúne os prefeitos do Rio Grande do Sul.
Bolsonaro alerta para pânico, e restrição de liberdades
Ao falar durante solenidade da Marinha no Rio de Janeiro, o presidente Jair Bolsonaro renovou o alerta para que os cidadãos não entrem em pânico, e aceitem abrir mão dos seus direitos em função da pandemia: “Nossa liberdade não tem preço, ela vale mais que a própria vida. A história nos mostra, quando o Estado avança sobre direitos e liberdades individuais, dificilmente ele recua. Não deixem que o pânico nos domine”.
Barroso revela que dois ministros cederam à pressão da corrupção
O Ministro Luis Roberto Barroso no livro “Sem Data Venia: um olhar sobre o Brasil e o Mundo, que contém relatos de sua trajetória, que dois ministros do STF, que em 2016 votaram contra a prisão em 2ª instância, mudaram de posição em 2019, pressionados pelas forças da corrupção.
Pelo relato de Barroso, consultando a cronologia dos fatos, os ministros que cederam às forças da corrupção para soltar Lula, oram Gilmar Mendes e Dias Toffoli.
Professora fundamentalista poderá ser demitida
A professora Monique Emer, da rede municipal de Caxias do Sul,virou atração nacional pelas suas declarações revelando um fundamentalismo de esquerda. Depois de considerar o Covid “lindo e maravilhoso”, agora promete “dar um tiro de 38 na testa” da recém eleita vice-prefeita Paula Iório que na fez BO contra ela na Polícia Civil.
A prefeitura de Caxias do Sul tenciona demiti-la e provavelmente encaminhá-la a tratamento médico adequado.
Governo gaúcho busca apoio para prorrogação do ICMS maior
O governador gaúcho Eduardo Leite intensificou desde sexta-feira a negociação com os deputados para aprovar na terça-feira (15) a prorrogação das alíquotas de ICMS de 30% de gasolina, álcool, energia elétrica não industrial e comunicação por quatro anos, sendo que a alíquota modal ficaria em 18% em 2021 e, a partir de 2022, reduziria para 17%. O governo gaúcho já obteve o apoio dos prefeitos para a aprovação da medida. Estão em jogo cerca de R$ 2,8 bilhões de receita para os cofres estaduais em 2021.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Israellison Israellison ela não precisa responder, só pelo que escreveu já dá pra ver que é esquerdopata das bravas …
diz pra nós, em quem tu votou em 2018?
E os governadores e prefeitos não tem responsabilidade nenhuma?
Lamentável o teor da reportagem! O articulista confere viés dulcificado à carreira de agente político filhote da ditadura e envolvido em casos escabrosos de corrupção, como operação Rodin e lava jato. Sem falar no pretenso calote em trabalhadores do sexo. Mas não é de se estranhar, já que o articulista é notório adorador de de ex-capitão que enriqueceu na política adotando métodos heterodoxos e matou 181 mil brasileiros por sadismo e incompetência.
Perfeito
O povo tem memoria curta, José Otavio Germano figurou por muitos anos em escândalos de corrupção na conhecida velha política brasileira.
O “pai dos pobres” matou muito mais gente de fome pela roubalheira q fizeram nos desgovernos dele e Dilma ventosa.
Bolsonaro 2022!!!!
Aí o cidadão eleito é viciado em cocaína e comedor de travesti, isso sem contar os casos de corrupção e incompetência em q esteve envolvido e o colunista o faz posar de vítima, e vitorioso. Dá licença.
parabéns pelo testo…quando a podre esquerda não gostoa é porque foi bem escrito com fatos ,o Nove Cachaça esta solto porque dentro do STF tem conchavo com esta esquerda que nada fez em 13 anos..somente corrupção , eliminação do emprego , entregaram o país quebrado mas as urnas estão aí para mostrar ..aki em poa a candidata derrotada já faz campanha aberta…mente…dividiu o povo portoalegrense entre negros e brancos ( ser branco representou ser criminoso) mas o povo deu a resposta , somos todos iguais na côr e na sabedoria…não somos jumento de canga dos esquerdistas.
veja só, o cara q vota na quadrilha de corruptos da esquerda ..
Corrupto na política e corrupto no jornalismo.
MEU DEUS, SE O CARA É DE DIREITA PODE SER CORRUPTO, PEGAR TRAVECO CHEIRAR UM PÓ, SE ELE SE DESCULPAR ESTÁ TUDO BEM MAS SE FOR DE ESQUERDA AI NÃO TEM DESCULPA VAI SER SEMPRE ERRADO, ESSE COLUNISTA NÃO TEM VERGONHA DO QUE ELEE ESCREVE?
Essa coisa de Caxias do Sul intitulada professora, deve ser imediatamente demitida por justa causa, e não deve ser encaminhada para tratamento nenhum, ela não é louca, é apenas mais uma esquerdopata tresloucada, deve sim ser encaminhada imediatamente a uma prisão de segurança máxima, pelos crimes de apologia ao crime, lesa pátria, incitação ao genocídio e tudo o mais no que ela se enquadra, é uma idiota muito esperta, vai se fazer de louca que nem o Adélio Bispo e quer ser inimputável, para ser aposentada e continuar recebendo seu salário …