Quinta-feira, 29 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 5 de outubro de 2020
O icônico Morro do Beco foi palco de cenas emblemáticas em “A força do querer”. E foi lá também que o elenco colecionou memórias e lembranças dos bastidores da trama das nove. As gravações foram feitas na comunidade Tavares Bastos, no Catete, na Zona Sul do Rio. Juliana Paes, intérprete de Bibi, conta que a equipe da novela chegou a almoçar na casa dos moradores.
“Vivenciamos o dia a dia da comunidade. A gente passava e dizia: ‘Oi, dona fulana! Depois vou aí comer macarrão com salsicha’. Encomendávamos coxinha para levar para casa no fim de semana. Vivemos muito aquele entorno, com muita descontração e brincadeira”, relembra.
Juliana também recorda uma situação inusitada durante uma gravação.
“O Bope (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar) tem a sua base na Tavares Bastos e treina na região. Vira e mexe a gente se preparava para gravar e eles estavam em treinamento. Lembro que, uma vez, dois deles estavam escondidos num beco estreito, trabalhando à espreita, e eu e uma parte da produção precisamos passar. Escutei baixinho um dizer assim: ‘Olha a Bibi, a Bibi!’. O outro, que estava do lado, olhou. Aí, o responsável pelo treinamento deu um tapa na cara dele e soltou: ‘Já teria tomado um tiro se fosse operação de verdade’. Na época, todos nós rimos muito”, conta Juliana.
Além do clima de amizade na Tavares Bastos, a equipe se divertia nos Estúdios Globo. O elenco participava de festas, organizadas por Paolla Oliveira. Dandara Mariana, a Marilda da trama, recorda: “A gente tinha tanta sintonia que criou uma banda que ensaiava toda quinta-feira à noite. Todo mundo da novela que era envolvido com música se juntava para cantar. Eu, Rodrigo Lombardi, Emilio Dantas, Fiuk e pessoas da produção. Soltávamos a voz nas festinhas. Era muito legal”.