Domingo, 19 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Justiça Federal absolve Lula em processo por corrupção na Operação Zelotes

Compartilhe esta notícia:

Lula era acusado de ter editado uma medida provisória para favorecer empresas do setor automotivo

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação
O petista participou do 9° Congresso da Força Sindical, em São Paulo. (Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)

O juiz Frederico Botelho de Barros Viana, da 10ª Vara Federal do Distrito Federal, decidiu nesta segunda-feira (21) absolver o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro Gilberto Carvalho e outros cinco acusados em um processo por corrupção relacionado à Operação Zelotes.

A acusação era de que Lula teria editado uma MP (medida provisória) para favorecer empresas do setor automotivo em troca de recebimento de propina. De acordo com o Ministério Público, R$ 6 milhões teriam sido prometidos pelos empresários para financiar campanhas do PT.

A denúncia do Ministério Público foi aceita em 2017 e, desde então, os sete acusados eram réus no processo – os políticos, por corrupção passiva, e os empresários, por corrupção ativa. Além de Lula e Carvalho, foram absolvidos: José Ricardo da Silva (ex-integrante do Conselho Administrativo da Receita Federal), Alexandre Paes dos Santos (lobista), Paulo Arantes Ferraz (ex-presidente da MMC – Mitsubishi), Mauro Marcondes Machado (empresário) e Carlos Alberto de Oliveira Andrade (empresário do Grupo Caoa).

Em depoimento no ano passado, Lula havia negado a existência de favorecimento a montadoras na edição da MP 471, de 2009. Na decisão, o juiz da 10ª Vara Federal do DF afirmou que o próprio Ministério Público apontou à Justiça a falta de provas para justificar uma condenação no caso.

Para Frederico Viana, a denúncia recebida em 2017 “carece de elementos, ainda que indiciários, que possam fundamentar, além de qualquer dúvida razoável, eventual juízo condenatório em desfavor dos réus”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Rio Grande do Sul registra 1.261 novos casos de Covid-19 e mais 49 mortes provocadas pela doença
Dicas sobre como se divertir ao jogar
https://www.osul.com.br/justica-federal-absolve-lula-em-processo-por-corrupcao-na-operacao-zelotes/ Justiça Federal absolve Lula em processo por corrupção na Operação Zelotes 2021-06-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar