Quinta-feira, 30 de julho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Justiça Federal proíbe remoção ou despejo de duas cachorras da sede dos Correios em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Dois funcionários do órgão ingressaram com a ação popular no dia 28 de junho

Foto: Divulgação
Dois funcionários do órgão ingressaram com a ação popular no dia 28 de junho. (Foto: Divulgação)

A 9ª Vara Federal de Porto Alegre proibiu a remoção ou despejo de duas cachorras que moram no Complexo Operacional dos Correios em Porto Alegre. A liminar é da juíza Clarides Rahmeier.

Dois funcionários do órgão ingressaram com a ação popular, no dia 28 de junho, contra os Correios, dois gestores do complexo e o superintendente estadual órgão. Eles narraram que as duas cadelas sem raça definida, chamadas de Pretinha e Branquinha, habitam há aproximadamente dez anos no local, de forma dócil e adaptada com o ambiente e as pessoas que ali frequentam.

Relataram que os novos gestores dos Correios determinaram, sem motivo, a retirada das casinhas que abrigavam os animais, fato que gerou inconformidade por parte dos funcionários que cuidavam deles e que um caminhão de uma empresa de coleta de lixo seletivo foi chamada no local para despejar Pretinha e Branquinha.

Em sua defesa, os Correios afirmaram que, em meados de 2020, foi constatada a existência de dois cachorros no complexo e que, com a adoção de ações e processos de melhoria nas unidades do órgão, procurou dar uma destinação aos animais, já que não houve autorização para permanência deles. Sustentou existir risco de acidentes em decorrência da situação irregular de habitação das cadelas.

Afirmou ainda ter realizado contato com a prefeitura para identificar uma solução, tendo sido recomendado contato com ONGs credenciadas, mas o acolhimento nessas entidades não foi possível. Assim, buscou-se interessados na adoção responsável e um prestador de serviço dos Correios manifestou vontade de ficar com os animais.

Ao analisar o caso, a juíza federal substituta Clarides Rahmeier pontuou que a presente ação visa “proteger o patrimônio ambiental no espectro de proteção do animal não humano”. Ela destacou que, para deferimento da antecipação de tutela, “é necessário o cumprimento de dois requisitos: a demonstração do direito e a comprovação do perigo pela demora”.

A juíza afirmou que “a ideia de dignidade animal tem ganhado força, a partir de pensadores que colocam em xeque o paradigma hegemônico antropocêntrico. Não por outra razão, diversas legislações estrangeiras vêm reconhecendo o direito animal como um tertium genus que merece proteção estatal, ainda que não se configure nem como pessoa nem como coisa”.

A decisão da magistrada foi publicada na segunda-feira (12). O mérito da ação ainda será julgado. Cabe recurso ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

10 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Eron Zaniboni
14 de julho de 2021 19:18

Kkkkkk a justiça me espanta kkkkkk

Celina Madueño Silva
18 de julho de 2021 15:36

Duspo Mitch Ainda bem que países evoluídos pensem diferente de vc

Paulo Luz
14 de julho de 2021 20:14

Infelizmente quando o ser humano não consegue entender que os animais também são seres especiais e que precisam ser bem tratados, vem a justiça para por ordem, infelizmente o ser humano muitas vezes é um lixo quando se trata de animais, que não gosta de animais para mim não pode ser tratado de ser humano infelizmente não merece o meu respeito

Paulo Ricardo Menegaz
14 de julho de 2021 21:48

Isso mostra que não só os correios tem de ser privatizados.
Se fosse possível a justiça também!

Anderson Cardoso
15 de julho de 2021 02:02

Um cachorro jamais vai morder seu dono . agora político corruPTo..morde..e desvia dinheiro publico…e fica sem coleira

César Alexandre Jardim Marques
14 de julho de 2021 22:59

Já vou tirar a ratoeira da garagem. Vai que está Juiza descobre e me denuncia por Genocidio.

Anderson Cardoso
15 de julho de 2021 02:00

Parabéns….cachorro vale mais q politico corrupto solto…

Dan Bone
15 de julho de 2021 09:56

Quando eu fui lá nos correios do centro, gostaria de ter sido tratado tão bem como estes cães.

Osmar Boff Hainzenreder
15 de julho de 2021 11:28

Infelizmente, e não é surpresa para ninguém, o ser “humano?” se considera superior a todos os demais seres. Animais merecem tratamento digno e respeitoso, muito mais do que aqueles que pensam que o humano está acima de todos. Parabéns pela sentença aplicada, pêsames pelos comentários desabonadores a quem a proferiu.

Cassio Silva
15 de julho de 2021 23:29

UM ANIMAL VALE MUITO MAIS…QUE MUITOS SERES HUMANOS.

Inscrições para a 27ª edição do Prêmio Açorianos de Literatura estão abertas em Porto Alegre
“A segurança pública do RS continua firme e operante”, garante o governador após incêndio no prédio da Secretaria de Segurança de Porto Alegre
Pode te interessar
10
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x