Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A Justiça proibiu Lula de deixar o País

Compartilhe esta notícia:

Decisão levou o ex-presidente a cancelar viagem à Etiópia nesta sexta-feira. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Nessa quinta-feira, o juiz-substituto da 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, Ricardo Augusto Soares Leite, determinou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fique proibido de deixar o País. A ordem judicial determinou ainda que a PF (Polícia Federal) apreenda o passaporte do líder petista.

A assessoria de imprensa da Justiça Federal em Brasília disse que o assunto é “sigiloso” e ainda não forneceu mais detalhes sobre a medida. A informação, no entanto, foi confirmada pela PF (Polícia Federal).

Logo após a decisão, o ex-presidente cancelou uma viagem que faria à Etiópia nesta sexta-feira. Ele deve entregar o passaporte à PF na manhã desta sexta-feira. O ministro da Justiça, Torquato Jardim, orientou o diretor-geral da corporação, Fernando Segovia, que Lula deve receber em casa a notificação, a fim de a “evitar constrangimentos”.

Na quarta-feira, o ex-presidente que governou o País por dois mandatos consecutivos (2003-2010) sofreu o que muitos consideram a pior derrota em quatro décadas de vida pública. Em segunda instância, o TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre), ampliou de nove anos e seis meses para 12 anos e um mês a sentença de prisão que havia sido definida pelo juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava-Jato, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro relativos ao caso do triplex no Guarujá (SP).

Apesar da condenação pelo apartamento, o pedido de apreensão de passaporte partiu do MPF (Ministério Público Federal) do Distrito Federal por outro inquérito, relacionado à operação Zelotes, que investiga uma suspeita de tráfico de influência na compra de 36 aviões-caça da empresa sueca Saab pela FAB (Força Aérea Brasileira), .

Viagem internacional

Lula faria nesta sexta-feira uma viagem à Etiópia. O líder petista era esperado em Adis Abeba, capital do país africano, para participar de um evento na sede da União Africana sobre o combate à fome no continente. O convite foi feito em novembro, antes que o tribunal pautasse o julgamento do ex-presidente, e a viagem havia sido confirmada no dia 15 de janeiro e informada ao TRF-4 no dia seguinte.

De acordo com o MPF, porém, a viagem poderia trazer riscos à investigação, a começar por uma eventual tentativa de fuga do ex-presidente. Em nota, o ex-ministro e atual vice-presidente do PT, Alexandre Padilha, afirmou que impedir a viagem de Lula “só revela a violência e a perseguição que tomou conta de parte do Judiciário, partindo neste caso de um juiz que não tem relação com o processo de condenação do presidente Lula e que já havia tomado medidas de exceção midiáticas como o fechamento do Instituto Lula”.

Em discurso em São Paulo nessa quinta-feira, Lula mencionou a viagem à Etiópia e negou que teria planos de ficar exilado em outro país. “Os nossos adversários são tão ignorantes… Se eu fosse para a França, eles diriam que ‘o Lula vai ficar exilado na França’. Se eu fosse pra Itália, ‘o Lula vai ficar exilado na Itália’. Mas eu vou para a África, o preconceito é tão grande que eles não admitem que alguém possa ir para a Etiópia para ficar exilado.”

Em maio do ano passado, o mesmo juiz Ricardo Augusto Soares Leite suspendeu as atividades do Instituto Lula, no âmbito da ação em que o ex-presidente é acusado de tentar obstruir as investigações da Lava-Jato. A decisão foi derrubada em segunda instância, poucos dias depois.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Condenado na França, professor da Universidade do Rio de Janeiro nega ligação com terrorismo
Juiz suspende temporariamente processo de extradição do narcotraficante El Chapo aos Estados Unidos
https://www.osul.com.br/justica-proibiu-lula-de-deixar-o-pais-ele-deve-entregar-o-seu-passaporte-policia-federal-nesta-sexta/ A Justiça proibiu Lula de deixar o País 2018-01-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar