Domingo, 18 de janeiro de 2026
Por Redação O Sul | 25 de dezembro de 2016
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) divulgou os dados do relatório de balneabilidade para as praias dos bairros Lami e de Belém Novo, extremo-sul da Capital. Os resultados são baseados nas últimas cinco análises realizadas pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e são válidos para este fim de semana, com todos os pontos próprios para banho.
A análise da balneabilidade segue o disposto pela Resolução nº 274/2000, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), e estabelece que 80% das análises, de um conjunto das cinco últimas amostras, devem apresentar um número de Escherichia coli não superior a 800 NMP/100mL. Na última amostragem, esse valor não pode ultrapassar 2000 NMP/100mL. Além disso, o valor do PH deve manter-se na faixa de 6,0 a 9,0.
Por questões de saúde e segurança, a Smam desaconselha o banho em outros locais da orla de Porto Alegre.
Confira os pontos:
Belém Novo:
– Posto 1 (Praça Comunal, em frente à garagem da empresa de ônibus) – Águas PRÓPRIAS para banho.
– Posto 2 (Praia do Leblon, avenida Beira Rio, em frente à rua Antônio da Silva Só) – Águas PRÓPRIAS para banho.
– Posto 3 (Praia do Veludo, em frente à interseção das avenidas Beira Rio, Pinheiro Machado e rua Antônio da Silva Só) – Águas PRÓPRIAS para banho.
Lami:
– Posto 1 (acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à segunda guarita de salva-vidas) – Águas PRÓPRIAS para banho.
– Posto 2 (acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à primeira guarita de salva-vidas) – Águas PRÓPRIAS para banho.
– Posto 3 (avenida Beira Rio, em frente ao nº 510) – Águas PRÓPRIAS para banho.