Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Literatura LANÇAMENTO: Delícias que vêm do mar; confira receita de camarões com molho de pimenta chili

Compartilhe esta notícia:

Chef japonês apresenta receitas contemporâneas de peixes e frutos do mar no livro "De Mar a Mar". (foto: divulgação)

O livro “De Mar a Mar – Receitas Contemporâneas de Peixes e Frutos do Mar”, escrito pelo chef japonês Takehiro Ohno, reúne receitas de peixes e frutos do mar transformando a experiência de cozinhar em uma  viagem ao redor do mundo. Explorando a diversidade marinha, o livro traz pratos do dia a dia com o toque especial dos pescados.

Nascido no Japão, mas grande admirador dos sabores do ocidente – onde teve a oportunidade de morar –, o autor busca unir esses dois continentes em sua culinária. “Vivi em mais de dez cidades diferentes dentro do meu país, além do País Basco, Espanha e Argentina. Por isso, costumo dizer que meu caminho como chef passa ‘de mar a mar’, do Pacífico ao Atlântico, combinando os sabores dos dois continentes. Esta é uma culinária com minha assinatura”, conta o autor.

O cardápio destaca o toque gustativo irresistível de pratos típicos da Espanha, juntamente com a gastronomia oriental. Exemplo dessa combinação são as receitas de Tortilha Chinesa de Caranguejo, Paella de frutos do mar com tinta de lula e Bacalhau Al Ajoarriero. Além de receitas populares com um toque especial do chef, como o Tartar de Salmão e os Mexilhões à Marinheira com Batatas Rústicas.

“Ninguém além de Ohno poderia oferecer esta variedade de receitas de peixes e frutos do mar: desde um tempurá perfeito até um delicioso espaguete à pescadora. Cada receita foi escrita e testada com precisão, para assegurar aos cozinheiros e cozinheiras que escolherem fazer qualquer uma terá delas uma experiência prazerosa, tanto ao preparar como ao saborear”, revela a editora Trini Vergara, diretora da V&R Editoras.

Além das receitas, “De Mar a Mar” conta com dicas importantes, como de que maneira limpar e conservar os peixes, como comprá-los e qual faca escolher para cada tipo de pescado.

O passo a passo explicativo reúne também uma série de imagens ilustrativas, explicações minuciosas sobre a execução, curiosidades sobre os ingrediente e breve história das receitas.

PORTALmar1SERVIÇO:

“De Mar a Mar”
Autor: Takehiro Ohno
V&R Editoras
155 páginas
Preço: R$ 64,90

 

 

 

 

 

 

RECEITA DE CAMARÕES COM MOLHO DE PIMENTA CHILI

Esta receita, cuja técnica consiste em um cozimento muito rápido em fogo bem forte, em wok ou frigideira, pode ser base para variações criativas com outros frutos do mar (polvo ou lulas, por exemplo) e vegetais. O molho toban dyjan confere ao prato um sabor muito característico. (foto: divulgação)

Esta receita, cuja técnica consiste em um cozimento muito rápido em fogo bem forte, em wok ou frigideira, pode ser base para variações criativas com outros frutos do mar (polvo ou lulas, por exemplo) e vegetais. O molho toban dyjan confere ao prato um sabor muito característico. (foto: divulgação)

Rende para 2 pessoas

– 20 camarões limpos com rabo
– 3 pés pequenos de chingensai (acelga japonesa)
– 3 colheres de sopa de óleo de girassol
– 1 dente de alho
– 2 colheres de chá de gengibre fresco ralado
– 2 colheres de sopa de toban djan (pasta chinesa  de pimenta e feijões)*
– 1 xícara de fumê ou caldo de peixe
– 2 colheres de sopa de saquê (vinho de arroz)
– 1/2  colher de chá de vinagre
– 2 colheres de chá de açúcar
– 2 colheres de sopa de extrato de tomate
– sal
– 1 colher de sopa de amido de milho dissolvido em 1 colher de sopa de água fria
– 1 talo de cebolinha cortada em rodelas na diagonal

* Pode ser substituído por missô diluído em água em partes iguais, misturado com 1 colher  de chá de pimenta ají ou chile picante moída

Preparo

Limpe e corte os camarões em borboleta (abertos ao meio). Lave e corte os chingensai, separando os talos das folhas e, depois, fatie em tiras na diagonal.

Aqueça duas frigideiras ou woks em fogo alto: uma com 2 colheres de sopa de óleo (para os camarões) e outra para o restante do óleo (para os vegetais). Na panela dos camarões, coloque primeiro o alho, o gengibre e a toban djan, fritando somente por 1 minuto para não queimar. Adicione os camarões, refogue por mais 1 minuto e acrescente o caldo, o saquê, o vinagre, o açúcar, o extrato de tomate e o sal. Enquanto isso, na outra frigideira, refoque primeiro os talos de chingensai por 1 minuto, depois adicione as folhas e refogue tudo, sem acrescentar sal. Junte aos camarões o amido de milho dissolvido, para encorpar o molho, e por último a cebolinha. Distribua o chingensai refogado nos pratos, coloque os camarões por cima e sirva imediatamente.

 

 

 

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Literatura

Viagem: Novidades em intercâmbio e turismo para a Itália são destaque em encontro gratuito na associação de cultura italiana em Porto Alegre
HORÓSCOPO – 27/8/2015 (QUINTA-FEIRA) – MÔNICA HORTA
https://www.osul.com.br/lancamento-delicias-que-vem-do-mar-confira-receita-de-camaroes-com-molho-de-pimenta-chili/ LANÇAMENTO: Delícias que vêm do mar; confira receita de camarões com molho de pimenta chili 2015-08-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar