Sexta-feira, 30 de Outubro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
20°
Partly Cloudy

Porto Alegre Livro detalha aspectos históricos da arquitetura no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Publicação inclui textos e imagens sobre uma das áreas mais antigas da capital gaúcha. (Foto: Renato Menegotto/Divulgação)

Considerado um dos bairros mais boêmios de Porto Alegre, a Cidade Baixa tem sido alvo de diversas reportagens culturais e pesquisas históricas. O mais recente capítulo desse resgate está no livro “Cidade Baixa: Um Bairro Que Contém Seu Passado”. Assinado pelo arquiteto, engenheiro, professor e pesquisador gaúcho Renato Menegotto para a editora Marcavisual.

A publicação detalha a trajetória urbanística de uma área que também está entre as mais antigas da cidade. Em 130 páginas de textos e imagens, Menegotto propõe um passeio sob o prisma do legado de construtores que deixaram marcas de seu trabalho na região, sobretudo nas primeiras décadas do século 20.

“Eram engenheiros, arquitetos com formações diversas e mesmo práticos com licença para construir”, ressalta o autor. “Essa produção poderia ser chamada de ‘arquitetura do cotidiano’, conformadora do pano de fundo da paisagem urbana e distinta das grandes obras de prestígio.”

Além da leitura que convida a um reflexão a partir de estudos de casos, o livro é incrementado por fotografias, mapas e desenhos de fachadas e plantas baixas, muitas enfatizando as casas singelas do passado do bairro – e que, não raro, abrigam atualmente restaurantes, bares, casas noturnas e outros estabelecimentos.

“Será possível observar ainda hoje, nessa parte da cidade, as permanências arquitetônicas e espaciais que resistem no tempo, a ponto de produzir sentidos para a população?”, questiona Menegotto. “Tais permanências, configuradas na estrutura histórica do bairro, são capazes de conter manifestações culturais e alimentar lembranças? São capazes de influenciar sociabilidades e a consciência do ser humano em sentir-se parte do lugar?”

Essas e outros tópicos estão presentes nos pensamentos analíticos e especulativos de “Cidade Baixa: Um Bairro Que Contém Seu Passado”, com prefácio de Maria Beatriz Medeiros Kother e fotos de Airton Cattani e do próprio autor. O lançamento pode ser adquirido nas livrarias Bamboletras, do Guion Center, o “Centro Comercial Olaria” na avenida Lima e Silva nº 736, com estacionamento no local. Ou então pelo e-mail: livro.cidadebaixa@gmail.com.

Sobre o autor

Engenheiro civil diplomado em 1975 pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e arquiteto formado em 1985 pela Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), Renato Menegotto é também doutor em História pela PUCRS (Pontifícia Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Atuou como professor da Escola Politécnica da PUCRS (1982-1997) e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS (1997-2017). Atualmente desenvolve trabalhos de pesquisa sobre a presença da arquitetura italiana em Porto Alegre nas primeiras décadas do século 20 e também a respeito da habitação social.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Donald Trump indica Amy Coney Barrett para vaga na Suprema Corte dos EUA no lugar de Ruth Bader Ginsburg
Rio Grande do Sul registra mais 41 mortes por coronavírus e chega a 4.615 óbitos e 185 mil casos da doença
Deixe seu comentário
Pode te interessar