Quinta-feira, 01 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Longa-metragem detalha a história do Monumento ao Laçador, símbolo oficial de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Obra foi criada há 69 anos pelo escultor Antônio Caringi, também ressaltado pelo filme. (Foto: Cesar Lopes/Arquivo Pampa)

Localizada na esquina da rua Demétrio Ribeiro com a avenida Borges de Medeiros, no Centro Histórico de Porto Alegre, a Cinemateca Capitólio exibirá às 19h da próxima quarta-feira (24) – com entrada franca – o longa-metragem “Monumental! O Restauro de um Símbolo”. O filme destaca a história do Monumento ao Laçador e do pelotense Antônio Caringi (1905-1981), responsável pela escultura.

O roteiro e direção são assinados pelo renomado cineasta Jaime Lerner, um paulista radicado há quase 40 anos no Rio Grande do Sul. Ele destaca que a produção foi dividida em duas etapas: o registro da restauração e a filmagem de depoimentos e cenas de rua em Pelotas, Caxias do Sul e Porto Alegre.

“A ideia inicial era fazer um média-metragem, mas durante os estudos percebemos que tínhamos um material riquíssimo para um longa”, relata. Participam do filme o ator gaúcho Carlos Cunha, além de historiadores, acadêmicos e familiares de Caringi e operários que atuaram na restauração do monumento.

O filme foi produzido pela Spectra Filmes, a partir de uma iniciativa do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS). No patrocínio está o grupo Gerdau, ao passo que o financiamento é da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).

Responsável pelo restauro da escultura e coordenador do projeto “Construção Cultural – Resgate do Patrimônio Histórico”, do Sinduscon-RS, Zalmir Chwartzmann comenta: “O resultado é inspirador e de alta qualidade, capaz de emocionar o público de todas as idades com uma homenagem ao herói gaúcho e um tributo à cultura gaúcha”.

História de quase 70 anos

Criado e executado por Caringi em 1954, o monumento confeccionado em metal reproduz a figura de um gaúcho pilchado e teve como modelo o folclorista João Carlos Paixão Côrtes (1927-2018). A obra está instalada na Zona Norte de Porto Alegre, nas imediações do Aeroporto Internacional Salgado Filho e, desde 1992, é o símbolo oficial da cidade desde 1992. No ano passado, foi submetida a um amplo processo de restauração.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Medidas de contenção para evitar danos e furtos a cabos de sinalização alteram operações da Trensurb neste sábado
Nova lei amplia em Porto Alegre o número de empresas que não precisam de alvará municipal
https://www.osul.com.br/longa-metragem-detalha-a-historia-do-monumento-ao-lacador-simbolo-oficial-de-porto-alegre/ Longa-metragem detalha a história do Monumento ao Laçador, símbolo oficial de Porto Alegre 2023-05-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar