Quarta-feira, 09 de setembro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula cobra “racionalidade” do agronegócio para conclusão do acordo entre o Mercosul e a União Europeia

Compartilhe esta notícia:

"Todo agricultor inteligente e todo agricultor de bom senso sabe que a preservação ambiental é um valor a mais para os produtos", disse Lula

Foto: Divulgação
Líder petista esteve em Porto Alegre no dia 19 outubro do ano passado, durante o campanha presidencial para o segundo turno. (Foto: Arquivo/Palácio do Planalto)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou nesta quinta-feira (15) “racionalidade” do agronegócio para que o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia possa avançar e ser concluído.

Ele citou entraves, impostos principalmente pela França, para a conclusão do acerto entre os blocos. “O Parlamento francês disse que não vai votar o acordo Mercosul-União Europeia por causa da quantidade de veneno usado nos produtos agrícolas brasileiros. Então, é importante a gente levar em conta que ser racional, cuidar da agricultura de boa qualidade, é uma necessidade competitiva do Brasil para a China e para a França, para os Estados Unidos e para a Alemanha”, disse o petista em entrevista a emissoras de rádio.

Na sequência, Lula afirmou que todo agricultor “inteligente” sabe o valor da preservação ambiental para as exportações brasileiras. “O produtor rural, aquela pessoa séria, aquela pessoa que vive da produção e exportação, sabe que será prejudicial para seus negócios a gente extravasar em queimadas, entrar em terras que não podemos entrar, poluir rios que não pode poluir”, disse o presidente.

“Todo agricultor inteligente e todo agricultor de bom senso sabe que a preservação ambiental é um valor a mais para os produtos que a gente está produzindo para exportar”, completou o petista.

O acordo Mercosul-União Europeia é negociado desde 1999. Vinte anos após o início das conversas, em 2019, os blocos finalizaram as negociações comerciais e, um ano depois, os chamados aspectos políticos e de cooperação. Desde então, o acordo está em fase de revisão para ser feita a assinatura.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

22 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Carlos Alberto Pugliese
15 de junho de 2023 15:48

Tu é cansativo, hem Janjo Junior

Vanderlei Ochoa
15 de junho de 2023 13:40

ESTADISTA LULA….

Fernando Krause
15 de junho de 2023 13:59

Todo “agricultor racional, inteligente e de bom senso” não cai nas mentiras de um crápula cumpanhero dos terroristas invasores de propriedades privadas!

Vanderlei Ochoa
15 de junho de 2023 15:00

Puggina. Cuida a tua lingua. Não morde ela, senão vai se envenenar….hahahahahahahahahahahahahahahahaah

Carlos Alberto Pugliese
15 de junho de 2023 14:12

É uma anta gorda esse Luladrão….a anos o Brasil exporta soja, milho, frutas, carne prá outros países, nunca falaram de pesticidas, agora vem o Janjo falar que a França não assina o acordo por causa de pesticida, a França não assina o acordo porque tá protegendo o agronegócio francês

Jorge Souza
15 de junho de 2023 21:50

SE O AGRO NUNCA PRECISOU DE DIREITA E ESQUERDA, POR QUE ESTÃO SEMPRE QUERENDO ISENÇÃO DISSO E DAQUILO, ATÉ PORQUE SE VOCÊ ACOMPANHA AS NOTÍCIAS, VAI ENTENDER DO QUE A EX MINISTRA DA AGRICULTURA E AGORA SENADORA TERESA CRISTINA, ESTÁ COBRANDO DO GOVERNO, ENTÃO VOU TER QUE USAR A MESMA FRASE QUE VOCÊ USOU, DEFENDE A TUA IDEOLOGIA E O TEU POLÍTICO DE ESTIMAÇÃO , MAS NÃO FALA BOBAGEM

Carlos Alberto Pugliese
15 de junho de 2023 15:37

Não fala bobagem, Janjo Junior….Sou filho de agricultor, em 1980 o Brasil produzia 50 milhões de toneladas de grãos e hoje produz em torno de 300 milhões…o que o Luladrão tem a ver com isso ? Nada, o agronegócio sempre andou sózinho, sem governos de esquerda ou direita….não vem puxar a brasa pro Janjo Pai

Vanderlei Ochoa
15 de junho de 2023 14:14

Engraçado gente do AGRO reclamando de quem mais incentivou os latidundiários. Lembram quanto era a safra em 2003? Lembram quanto era no final do segundo mandato do ESTADISTA LULA? Pois é. É só fazer uma pesquisa e verificar o quanto o governo” Comunista ” ajudou esse setor da economia que estava estagnado há 50 anos. Mas os picaretas mal agradecidos só sabem reclamar. Ignorantes e safados

Carlos Alberto Pugliese
15 de junho de 2023 15:38

Ué, mas o Janjo Pai tá desde 2003 no governo, tirando os 6 do Temer e Bolsonaro….uma criança de 6 anos em 2003 hoje teria 26 anos, porque está passando fome com tantos anos de PT no governo ? Porque o PT tá nem aí pro povão, o Janjo Pai só vai viajar nos proximos anos e o Janjo Junior vai comer abóbora com mortadela….e só prá lembrar … Coió é a mãe

Vanderlei Ochoa
15 de junho de 2023 14:49

O Pugliesi puggina não se conforma. Pesquisa um pouco. percinval puggina….No governo do ESTADISTA, A safra e as exportações DOBRARAM. Graças ao financiamento público com dinheiro do trabalhador pagador de impostos. Hoje produz-se mais de 300 milhões de toneladas, mas o POVO BRASILEIRO CONTINUA PASSANDO FOME, COIÓ…

Carlos Alberto Pugliese
15 de junho de 2023 15:48

Sai, Janjo Filho

Vanderlei Ochoa
15 de junho de 2023 15:43

Pugliese puggina. Pesquisa aí, quem tirou o Brasil do MAPA DA FOME e quem recolocou O Brasil no MAPA DA FOME novamente. Não morde tua lingua puggina. nahahahahahahahahahaahahahahahahahah

Paulo R. Bianchi
15 de junho de 2023 17:21

Toma uma cloroquina 😂😂🤟🤟🤟🤟

Ernildo Heitor Agostini Filho
15 de junho de 2023 16:26

Mais uma basófia desse embusteiro que só fala frases feitas desprovidas de conteúdo concreto, para enganar os crédulos e o s incautos.

Paulo R. Bianchi
16 de junho de 2023 11:15

Toma tua cloroquina, finja que vai ca…e deixe de falar asneiras.

Léo Hard P
15 de junho de 2023 16:52

Quem é a França pra dar pitaco no agronegócio brasileiro? E muito menos lula? Defensívo agrícola tem custos, se nao fosse necessário o plantador nao usava embusteiro!

Léo Hard P
15 de junho de 2023 19:39

Kkk retardado planta teu capim no quintal de casa entao e nao consome mais alimentos!

Paulo R. Bianchi
15 de junho de 2023 17:25

Agro é veneno, desmatamento, destruição.
Agro só é bom para meia dúzia de latifundiários que ganham bilhões.
Agro é claramente político.
Enfim, agro é uma m..rda.

Luiz Aleixo Escalante
15 de junho de 2023 17:33

Vou ser breve: esse entulho fedorento #JanjoMuladrão só o que sabe fazer é defecar pela boca, e viajar para o exterior com o $$$$ público. Ah, Onde o #JanjoMuladrão tá: a bandidagem, o desemprego, a corrupção, os Miitontos, o toma lá dá cá, a miséria etc… se multiplicam.

Marcelo Neuri Haag
15 de junho de 2023 17:42

Até o cara que gosta de trenzinho (sempre ele na frente, claro!) apareceu aqui! kkk…

Ck Ps
15 de junho de 2023 19:10

ler o q minions escrevem é mto legal!!! eles n têm vergonha de escreverem anedotas e galhofas

Luiz Carlos Rozzo Bidio Rossa
15 de junho de 2023 20:13

O Gado Vai a Loucura?kkkkk

Principal suspeito de matar o ator Jeff Machado é preso no Rio de Janeiro
Governadores do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul se reúnem nesta sexta em Porto Alegre
Pode te interessar
22
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x