Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula cria Diretoria de Proteção à Pessoa, vinculada à Polícia Federal, para cuidar de sua segurança

Compartilhe esta notícia:

A medida ocorre no contexto de uma disputa entre a Polícia Federal e o GSI pelo comando da segurança do presidente. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criou a Diretoria de Proteção à Pessoa, vinculada à Polícia Federal (PF), para cuidar de sua segurança, da do vice-presidente e de ministros. O órgão atuará em coordenação com o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), quando demandada pelas autoridades.

A medida ocorre no contexto de uma disputa entre a Polícia Federal e o GSI pelo comando da segurança do presidente. Desde que assumiu, por conta da proximidade de setores militares com o ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula havia delegado o trabalho a policiais federais em uma estrutura temporária criada por medida provisória que perdurou por seis meses. Em junho, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou que haveria uma “estrutura híbrida”, com militares e policiais federais, mas sob o comando do GSI.

A cúpula da PF, no entanto, descartava colocar seus homens em subordinação aos militares e decidiu criar a nova diretoria. Agora, os policiais federais serão cedidos, quando solicitados, a fazer a segurança das autoridades, mas continuarão formalmente subordinados à Polícia Federal.

O novo decreto regulamenta a função dos policiais federais na estrutura de segurança, após meses sem regras claras a esse respeito.

Avessa aos militares, a primeira-dama Janja da Silva continuou a ter uma equipe exclusiva de policiais federais a cuidar de sua própria segurança, mesmo sem essas regras.

Pelo decreto, a nova diretoria cuidará também da segurança de dignitários estrangeiros em visita ao país, por solicitação do Ministério das Relações Exteriores; a segurança pessoal, excepcionalmente, de autoridades federais, quando determinadas pelo ministro da Justiça e Segurança Pública; e segurança orgânica institucional, proteção à pessoa, de grandes eventos e de depoentes especiais.

O decreto publicado na terça-feira (31) no “Diário Oficial da União” altera um anterior publicado em 1º de janeiro que trata da estrutura regimental e do quadro demonstrativo dos cargos em comissão e das funções de confiança do Ministério da Justiça e Segurança Pública e remaneja cargos em comissão e funções de confiança.

Ainda pelo novo texto, quando a autoridade federal a ser protegida pertencer a outro Poder, a Polícia Federal atuará em articulação com o respectivo órgão de segurança institucional.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Procuradoria-Geral da República abre apuração após deputada petista ser chamada de “louca”
Ministros de Lula não veem mais Flávio Dino, o titular do Ministério da Justiça, como favorito para vaga no Supremo
https://www.osul.com.br/lula-cria-diretoria-de-protecao-a-pessoa-vinculada-a-policia-federal-para-cuidar-de-sua-seguranca/ Lula cria Diretoria de Proteção à Pessoa, vinculada à Polícia Federal, para cuidar de sua segurança 2023-11-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar