Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula diz que não apoia eleição indireta nem se Nelson Jobim for candidato

Compartilhe esta notícia:

Nos últimos dias, porém, o ex-presidente pediu a um interlocutor que sondasse Jobim, seu ex-ministro, para ver se ele estaria disposto a se candidatar. (Foto: Reprodução)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nessa sexta-feira que nem mesmo se o ex-ministro da Defesa Nelson Jobim  for candidato em uma eleição indireta ao Palácio do Planalto apoiará o nome dele. Em reunião com 28 delegações estrangeiras que participam do 6º Congresso Nacional do PT como observadores, Lula afirmou que o partido está em campanha por eleições diretas para substituir o presidente Michel Temer.

“Estão falando aí que, se o Jobim participar, eu não poderia ser contra, mas sou contra eleger qualquer candidato em eleição indireta, até mesmo ele”, disse Lula. “Prefiro perder dez eleições diretas a ganhar uma indireta.”

Nos últimos dias, porém, o ex-presidente pediu a um interlocutor que sondasse Jobim – ministro em seu governo e também no de Dilma Rousseff -, com o objetivo de verificar se ele tinha interesse em se candidatar em eventual Colégio Eleitoral, caso Temer seja deposto.

Na reunião com os estrangeiros, Lula disse não entender o funcionamento dos mecanismos de colaboração entre a Justiça do Brasil e a dos EUA. “Como pode um empresário como o Joesley Batista fazer um acordo e ir morar nos EUA?”, protestou o ex-presidente. Na véspera, em discurso na abertura do congresso ao lado de Dilma, Lula havia chamado o dono da JBS de “canalha”.

Réu em cinco ações penais, três das quais no âmbito da Lava Jato, o petista não foi questionado sobre as acusações de corrupção das quais é alvo, mas abordou espontaneamente o assunto ao dizer que “a única coisa” que pode oferecer aos partidos amigos é sua inocência. Estavam presentes ali representantes de siglas da América Latina, Europa e África.

Lula repetiu que será candidato em 2018 e avisou que, se for impedido pela Justiça, pretende rodar o Brasil para criar uma frente de partidos de esquerda com o PT.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

O deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara, busca apoio para disputar uma eventual eleição indireta, caso Temer deixe a Presidência da República
A Polícia Federal prendeu o engenheiro a serviço da Caixa Econômica Federal que parcelava propina
https://www.osul.com.br/lula-diz-que-nao-apoia-eleicao-indireta-nem-se-nelson-jobim-candidato/ Lula diz que não apoia eleição indireta nem se Nelson Jobim for candidato 2017-06-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar