Domingo, 09 de agosto de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula diz que só anunciará equipe após ser diplomado pelo Tribunal Superior Eleitoral

Compartilhe esta notícia:

A diplomação está marcada para o dia 12 de dezembro.

Foto: Ricardo Stuckert
A diplomação está marcada para o dia 12 de dezembro. (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente eleito Lula (PT) afirmou nessa sexta-feira (2) que a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) não será ministra do futuro governo e que só anunciará a equipe após ser diplomado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Lula deu as declarações ao conceder uma entrevista coletiva no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, onde funciona o gabinete de transição de governo. Atual presidente do PT, Gleisi acompanhou a entrevista de Lula.

“Eu tive uma discussão com a companheira Gleisi e disse para a companheira Gleisi que, primeiro, o PT é um partido muito grande, o PT é um partido muito importante e o PT é um partido majoritário na montagem da governança dentro do Congresso Nacional”, afirmou Lula.

“É muito importante manter o PT se organizando, manter o PT se fortalecendo e tem outras pessoas que podem representá-la dignamente no governo, a começar pelo presidente da República. Então, o fato de eu ter dito para a Gleisi que ela não será ministra é o reconhecimento do papel que a Gleisi tem na organização política do PT no Brasil”, acrescentou.

Antes de se dirigir ao CCBB e conceder a entrevista coletiva, Lula recebeu aliados no hotel onde está hospedado em Brasília e se reuniu com o ex-presidente José Sarney (MDB).

Futuro ministério

Ainda na entrevista, Lula informou que só anunciará os ministros após a diplomação no TSE, marcada para o dia 12.

“Eu não escolhi ministro. Estou em um processo de conversa com as forças políticas. Eu já conversei com forças políticas que não me apoiaram durante a campanha, mas que são de partidos que têm importância no Congresso Nacional, seja na Câmara dos Deputados ou no Senado. […] Depois que eu for diplomado, reconhecido, aí vou começar a escolher meu ministério. Não precisa ninguém ficar angustiado”, afirmou.

Lula também disse que a “base” dos ministérios do futuro governo será a mesma de quando ele deixou o mandato, em 2010, acrescentando o Ministério dos Povos Originários.

Durante a entrevista, Lula reafirmou ter compromisso com o crescimento econômico do País, com a retomada do emprego.

Segundo o presidente eleito, o trabalho que a equipe de transição tem feito é “minucioso”.

Ao todo, a equipe de transição, coordenada pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), foi dividida em 31 grupos técnicos. E os relatórios preliminares começaram a ser apresentados nesta semana.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

11 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Fernando Krause
2 de dezembro de 2022 16:36

Muitos ministérios para abrigar os “cumpanheros” que serão sustentados pelo pagador de impostos 😠

Mauro Escopelli
2 de dezembro de 2022 17:13

Suposto presidente. O ex-presídiario não subirá á rampa do planalto, capiti!!!!!

Jairo Vivian
2 de dezembro de 2022 17:17

NEM O LULALAU TEM CERTEZA QUE VAI SUBIR A RAMPA. kkkkkkkk

Vanderlei Ochoa
2 de dezembro de 2022 17:20

Tem trouxa que acha que o mito vai impedir Lula de assumir. Esperam que o bobalhão do carlos bolsonaro, pegue um jeep com um cabo e um soldado e vão lá no STF prender os Ministros da caorte…tem gente da direita, que também acredita em contos de fada, papai noeil e coelhinho da páscoa…e principalmente, tem gente que acredita em MITOOOOOOOOOOOO
hahahahahahahahahahahahahahahaahahahahahahahahahah otários.

Vanderlei Ochoa
2 de dezembro de 2022 18:06

Procura o GENERAL Armando Arrolla que ele te ajuda…

José Costa
2 de dezembro de 2022 17:45

Se assumir, com certeza, seus ministros estarão todos com tornozeleira.

Nilton G Veiga
2 de dezembro de 2022 21:06

Provavelmente não anunciará.

Jairo Vivian
3 de dezembro de 2022 11:50

Aguardem……

Vanderlei Ochoa
2 de dezembro de 2022 23:07

Tem uma CATERCA na REDE PAMPA, que não aceita LULA ter ganho a ELEiÇÃO… caterva, perderam manés. Não amolem….hahahahahahahahahahahah

Nilton G Veiga
3 de dezembro de 2022 00:31

Onde já se viu um condenado por todas as instâncias por roubar o erário público vir a ser presidente da República.
Lula lá… lá na prisão.

Jairo Vivian
3 de dezembro de 2022 11:00

Xiiiii. Aí vem bomba

Edição natalina da Feira Universo Mamãe e Bebê ocorre neste sábado no Jardim do Dmae, em Porto Alegre
Ministro do Supremo dá mais 30 dias para Estados adotarem alíquota uniforme do ICMS
Pode te interessar
11
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x