Domingo, 19 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Lula se encontra com secretário-geral da ONU e autoridades europeias

Compartilhe esta notícia:

Encontro com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, foi um dos últimos compromissos realizados por Lula durante a COP-27

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação
Encontro com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, foi um dos últimos compromissos realizados por Lula durante a participação na COP-27. (Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se reuniu nesta quinta-feira (17) com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, em Sharm el-Sheikh, no Egito. Em uma publicação nas redes sociais, a equipe de Lula escreveu que “o Brasil está voltando a ter um diálogo positivo e construtivo com o mundo”. Os temas tratados no encontro, no entanto, não foram informados até o momento.

No primeiro discurso na COP-27, Lula afirmou que pediria a Guterres que um dos estados da Amazônia sediasse uma nova edição da conferência sobre o clima, em 2025.

“Nós vamos falar com o secretário-geral da ONU [António Guterres] e pedir para que a COP de 2025 seja feita no Brasil e, no Brasil, seja feita na Amazônia. E, na Amazônia, tem dois estados aptos a receber qualquer conferência internacional, que é o estado do Amazonas e o estado do Pará.”

Fim da COP 27

O encontro foi um dos últimos compromissos realizados por Lula durante a participação na COP-27, evento que reúne representantes de vários países para debater as mudanças climáticas e negociar acordos na área ambiental. Além da reunião com António Guterres, Lula se encontrou com a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, e com o ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Espen Barth Eide.

A equipe do presidente eleito ainda não confirmou quando ele deixará o Egito rumo a Portugal. Ele deve se reunir nesta sexta-feira (18) com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o primeiro-ministro português, António Costa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Com apoio do governo gaúcho, empresa Fruki investirá 153 milhões de reais em fábrica de bebidas na cidade de Paverama
Mano Menezes? Dorival Júnior? CBF nega rumores sobre sucessor de Tite na Seleção Brasileira
https://www.osul.com.br/lula-encontra-secretario-geral-onu/ Lula se encontra com secretário-geral da ONU e autoridades europeias 2022-11-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar