Quinta-feira, 25 de junho de 2026
Por Redação O Sul | 24 de abril de 2023
Ao receber o prêmio, Chico Buarque declarou que “valeu a pena” a espera
Foto: Reprodução/InstagramDurante a cerimônia de entrega do Prêmio Camões nesta segunda-feira (24), em Portugal, ao cantor e escritor brasileiro Chico Buarque, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que era “uma satisfação corrigir um dos maiores erros e absurdos cometidos contra a cultura brasileira de todos os tempos”.
Chico Buarque foi escolhido para receber o prêmio em maio de 2019, no entanto, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) não assinou o diploma da premiação.
“Esse prêmio deveria ter sido entregue em 2019 e não foi. Todos nós sabemos por quê. O ataque à cultura em todas as suas formas foi parte importante do projeto que a extrema-direita tentou implementar no Brasil. Se hoje estamos aqui é porque finalmente a democracia venceu no Brasil”, disse Lula em seu discurso.
Ao receber o prêmio, Chico Buarque declarou que “valeu a pena” a espera. Em outubro de 2019, ele publicou em suas redes sociais que “a não assinatura de Bolsonaro no diploma é para mim um segundo prêmio Camões”. Na cerimônia desta segunda-feira, o cantor voltou a agradecer ao ex-presidente por não ter assinado seu diploma no ano em que ele foi premiado para “deixar espaço” para a assinatura de Lula.
“Lá se vão quatro anos que meu prêmio foi anunciado, eu já me perguntava se me haviam esquecido ou quem sabe se prêmios também são perecíveis”, brincou Chico Buarque em seu discurso. “Recebo este prêmio menos como uma honraria pessoal e mais como um desagravo a tantos autores e artistas brasileiros humilhados e ofendidos nesses últimos anos.”
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Agora sim. A direitalha desmaia. O tal VENTURINO vai ter um pirepaque…O Tal albrecht va começar a inspirar ar pela boca estreita, o moisés vai surtar, o mariconi vai cair da cadeira….hahahahahahahahahahahahahahah Parabéns ESTADISTA LULA E GRANDE CHICO BUARQUE.
Corja!
“Se hoje estamos aqui é porque” a “descondenação” de bandidos e criminosos condenados e “recondenados” por CORRUPÇÃO, que foram soltos para se eleger e “voltar à cena do crime” venceu a Constituição…
Bah. Um cara velho falando tanta bobagem e ainda apoiando o bolso-terrorista-golpista;;;que falta de opção, chê…..hahahahahahah
Esses lixos de artistas estão preocupados com o seus bolsos, nada mais. Bolsonaro acabou com a mamata deles, que imploravam pelo descondenado.
Minta, insista, afinal você foi criado para isto.
Dois cachaceiros brincando de honrarias, dos inúteis.
Um dos maiores artistas do Brasil, Chico Buarque. Invejado pela direita tosca e ignorante…
O Bolsonaro é um poeta. Repete sem errar: “batatinha quando nasce…..”.
Dizem que o Mula perguntou a que horas chegaria o Luís de Camões….kkkkk
Acho que esse analfabeto sonha com o Bolsonaro!!! Canja…
É um grande compositor sem dúvida, como tantos que o Brasil possui. O prêmio, porém, todo mundo sabe o porquê do “merecimento”. A meu ver, arte e ideologia jamais deveriam se misturar, pois a arte é sagrada, mas o artista não.
Já que foram visitar o túmulo do Camões, poderiam ficar por lá e fazerem companhia à ele…
Aqui não fariam falta alguma!
Não tem respeito ou educação. Ninguém presta e não conseguiram ficar com o colarzinho de R$ 16.000.000,00 de reais. Perderam e estão incomformados. Nem o golpe deu certo.
Este sujeito só o que fez de Bom foi ver a banda passar. Grande incentivador para o uso da maconha.
Esse Chico Buarque, coitado, se exilou nos anos de chumbo lá na França, fumando maconha e bebendo uisque. Creio que em Cuba só encontraria charuto e tequila. Morro de pena!
Tem gente que é corajoso e burro ao mesmo tempo: Desprezar dois GIGANTES Brasileiros é algo fora do da casinha.. CHICO BUARQUE DE OLANDA E ESTADISTA LULA. Que barbaridade chê. A direitálha tá mais perdida do que cachorro que caiu da mudança……hahahahahahahahahahahahahahahahah
Um, analfabeto; o outro um cantor dos mais medíocres que já conheci. E o analfabeto é LADRÃO. É a quadrilha se reorganizando.
Velho cachaceiro com um velho maconheiro estes dois poderiam se exilar na Ilha das Cobras!
Esse jegue do Vanderlei Ochoa segue enchendo o saco com a sua estupidez. Cai na real e vai para Venezuela seu esquerdista fuleiro!
Gente muitos ataques que o presidente LULA recebe, é por conta da inveja de muita gente. O nosso DEUS, abençou o presidente LULA, desde a hora que ele nasceu. Inteligência, não se adquire nas Universidades não? O presidente LULA, é inteligente, porque o senhor nosso DEUS lhe concedeu a inteligência. É necessário dizer, que o presidente LULA é o político mais inteligente do Brasil, e o político mais popular do Brasil, ou seja o presidente do POVO. É a terceira vez, que LULA é eleito para governar o Brasil, pela maioria do seu povo. Portanto, não adianta chorar, nem choromingar… Leia mais »