Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Lula pediu contribuição ao PT, mas não tratou de valores, diz Emílio Odebrecht

Compartilhe esta notícia:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)

Em depoimento ao juiz Sérgio Moro nesta-segunda-feira (5), o empresário Emílio Odebrecht afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez pedidos de contribuições eleitorais da Odebrecht ao PT durante as reuniões que faziam durante o mandato do petista.

Segundo Emílio, “todos os presidentes do Brasil e do exterior” faziam esse tipo de pedido. No entanto, disse que nunca tratou de valores com Lula, que eram definidos por representantes do PT e da Odebrecht.

“Houve (pedido de ajuda financeira de Lula), como todos os presidentes daqui do Brasil e do exterior sempre pediram ajuda”, disse Emílio. Segundo o ex-presidente da empreiteira, ao contrário da maioria dos outros políticos, que entravam em detalhes, sua relação com Lula era mais cerimoniosa, de amizade.

A partir do pedido de contribuição, Odebrecht e PT negociavam os valores da doação. Segundo Emílio, o acordo era firmado entre um representante do partido, indicado por Lula, e outro da empreiteira, indicado por ele. Em geral, disse o empresário, o interlocutor escolhido por Lula era o ex-ministro Antonio Palocci. Do lado da empreiteira, quem negociava os valores eram os presidentes que sucederam Emílio no comando da construtora: inicialmente Pedro Novis e, posteriormente, Marcelo Odebrecht.

A negociação teria levado, na opinião da força-tarefa da Lava-Jato, à criação de uma conta-corrente do PT com a empreiteira. Ao juiz Sergio Moro, Emílio contou que Marcelo Odebrecht levou a ele o resultado final das negociações com o PT, que chegou a um valor de R$ 300 milhões. Segundo Emílio, Marcelo pediu para que levasse o acordo final ao conhecimento de Lula, mas o empresário disse não ter seguido o pedido, porque não tratava de valores com Lula. (Cleide Carvalho e Dimitrius Dantas/AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Um deputado do MDB recruta apoiador na internet por até 9 mil reais
Acusado em delação de receber propina, marqueteiro de Temer diz ter sido pago por Joesley Batista para ‘derrubar’ Dilma
https://www.osul.com.br/lula-pediu-contribuicao-ao-pt-mas-nao-tratou-de-valores-diz-emilio-odebrecht/ Lula pediu contribuição ao PT, mas não tratou de valores, diz Emílio Odebrecht 2017-06-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar