Sexta-feira, 11 de setembro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula sanciona lei que reconhece quadrilhas juninas como manifestação cultural nacional

Compartilhe esta notícia:

Autor do projeto argumentou que as festas juninas são uma das maiores celebrações culturais do Brasil

Foto: Divulgação
Autor do projeto argumentou que as festas juninas são uma das maiores celebrações culturais do Brasil. (Foto: Divulgação)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que reconhece as quadrilhas juninas como manifestação cultural nacional. A iniciativa foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (24), data em que se comemora o Dia de São João.

De autoria do deputado federal Ruy Carneiro (PSC-PB), o projeto aprovado pela Câmara e pelo Senado e sancionado pelo presidente altera a Lei nº 14.555 de 2023, que estabeleceu as festas juninas como manifestação cultural nacional, adicionando as quadrilhas ao texto.

Na justificativa, o deputado argumentou que as festas juninas são uma das maiores celebrações culturais do Brasil, atrás apenas do Carnaval. “É clarividente a necessidade de proteger essas manifestações culturais do São João, aqui elencadas pelas quadrilhas, que são grandiosas, diversas e, verdadeiramente, brasileiras”, afirmou Carneiro.

No Senado, antes de ir ao plenário, a proposta passou pela Comissão de Educação e Cultura com relatório favorável da senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB). “Além de ser uma expressão artística e de entretenimento, a quadrilha junina desempenha um papel significativo na preservação da identidade cultural brasileira. As apresentações são oportunidades para a comunidade se reunir, celebrar e transmitir tradições de geração para geração”, ressaltou a parlamentar.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

7 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Andre Palo
24 de junho de 2024 15:33

MUITO BOM

Artur Borba
24 de junho de 2024 14:45

Quadrilhas do pcc, CV, petralhas e agora juninas kkkk

Fabiano Coitinho
24 de junho de 2024 15:28

De quadrilha ele conhece

Fernando Krause
24 de junho de 2024 16:32

É a legalização do “espírito de quadrilha” da extrema esquerda.
Aliás, Brasília deveria ser reconhecida como a Capital Mundial das Quadrilhas… na Praça dos Três Poderes as de colarinho branco se instalaram confortávelmente…

Marco Antonio Cervi
24 de junho de 2024 17:45

Ele não ia deixar passar essa.kkkk

Carlos Alberto Pugliese
24 de junho de 2024 19:05

A proxima etapa é o Luladrão reconhecer a quadrilha do PT como manifestação cultural da ladroagem

Endruweit Valmir Endruweit
24 de junho de 2024 19:28

Esse chefe de quadrilha só não reconhece a sua quadrilha.

Três comportas do sistema de proteção contra cheias do Guaíba são novamente fechadas
Natacha Gastal assume a Diretoria de Publicidade do governo gaúcho
Pode te interessar
7
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x