Terça-feira, 26 de outubro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
24°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Mais de 120 escolas públicas e comunitárias recebem materiais para criação de hortas em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Projeto levou as crianças a mudarem hábitos alimentares, aumentando o consumo de saladas.

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Projeto levou as crianças a mudarem hábitos alimentares, aumentando o consumo de saladas. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

Mais de 120 escolas municipais, estaduais e comunitárias de Porto Alegre receberam materiais para a criação de hortas, adquiridos pelo município com recursos dos programas federais Crescer Saudável e Saúde na Escola. São carrinhos de mão, pás, enxadas e ancinhos em quantidades e tamanhos de acordo com as turmas escolares. Nesta semana, a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) realizou visita de acompanhamento nas escolas municipais de educação infantil Vila Mapa 2 e Maria Marques Fernandes, na Lomba do Pinheiro.

A professora e coordenadora pedagógica da Emei Vila Mapa 2, Calita Chaves, diz que o projeto tem sido uma experiência maravilhosa para as crianças e a comunidade escolar e do entorno. “Na horta, as crianças podem colocar a mão na terra, plantar, regar, cuidar e acompanhar os momentos ideais para fazer a colheita e, mais tarde, usar os alimentos nas refeições da escola”, conta.

A vivência levou as crianças a mudarem hábitos alimentares, aumentando o consumo de saladas que vêm da horta, plantadas, colhidas e cuidadas por elas. “As crianças comem com prazer e têm uma alimentação mais saudável. Esse projeto é um sonho nascido há poucos dias e do qual já podemos colher os frutos, uma experiência gratificante que vai ficar para toda a vida”, comenta Calita.

A equipe da SMS é responsável, entre outras funções, por capacitar os professores das escolas participantes e torná-los cada vez mais preparados para fazer atividades de promoção da alimentação saudável e educação ambiental. Para isso, tem parceria da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), que desenvolve o “Projeto Horta: aproximando escola e comunidade”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Órgãos de Segurança fazem operação integrada contra homicídios em São Leopoldo
Comissão especial da Câmara dos Deputados aprova texto apoiado por Bolsonaro que cria aparato “contraterrorista” vinculado à Presidência
Deixe seu comentário
Pode te interessar