Sábado, 15 de Agosto de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
16°
Fair

Economia Mais de 50% dos brasileiros acham que a inflação vai subir, diz o Datafolha

Compartilhe esta notícia:

Para 27% dos entrevistados, a inflação ficará estável

Foto: Divulgação
Os dados do IPCA-15 foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (Foto: Divulgação)

Pesquisa Datafolha realizada neste mês mostra que 52% dos brasileiros avaliam que a inflação subirá nos próximos meses, maior percentual desde o levantamento de agosto de 2018 (54%).

A piora na expectativa para a inflação se dá em um momento em que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) voltou a subir por conta de itens como carnes e combustíveis.

Na pesquisa anterior, feita no final de agosto deste ano, 46% dos entrevistados afirmaram que a inflação iria subir. Em dezembro de 2018, 27% esperavam que os índices de preços aumentariam, patamar mais baixo já registrado em um levantamento Datafolha, considerando o período que tem início em dezembro de 1994.

O percentual de pessoas que avaliam que a inflação irá cair passou de 20% em agosto para 17% em dezembro. Para 27%, a inflação ficará estável – esse índice era de 30% em agosto.

No levantamento, foram realizadas 2.948 entrevistas, nos dias 5 e 6 de dezembro, em 176 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Congresso aprova projetos que destinam R$ 28 bilhões para ministérios e órgãos federais
Inflação para o consumidor aumenta em Porto Alegre
Deixe seu comentário
Pode te interessar