Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Mais de 56 milhões de brasileiros têm pelo menos uma conta atrasada

Compartilhe esta notícia:

De janeiro a outubro deste ano, o déficit primário acumulado é de 20 bilhões de reais (Foto: Klaus Ti/Folhapress)

Mais de 56 milhões de brasileiros – quase 40% da população adulta – estão com pelo menos uma conta atrasada. A cada mês, mais gente com dificuldade de pagar despesas que ficaram mais caras, como a energia elétrica. São tantas coisas para pagar que tem gente fazendo rodízio de contas.

Este ano, dois milhões de brasileiros entraram na lista de devedores do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) Brasil. Em maio, cresceu o número de pessoas que pagam a conta de luz e água com atraso. O consumidor tem reclamado do aumento da energia elétrica e da alta dos juros e da inflação. Relata que a renda diminuiu e que o desemprego está em um nível muito alto.

Só que o mais gritante foi o crescimento de maio deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Ao todo, são 13,3% a mais de pessoas cheias de boletos com data vencida. José da Silva Maia está com três contas acumuladas. “Não cortou ainda não, mas eu estou com medo de cortar. Pode ser amanhã, pode ser depois. Ninguém sabe”, disse o aposentado, sobre a luz de sua casa.

No caso de Ivoneide Ribeiro está mais difícil. Ela mora de aluguel, outro peso no orçamento de brasileiros, mas o risco do despejo tem falado mais alto. “Eu tenho uma prioridade: meu aluguel tem que estar em dia porque é onde eu durmo, meu filho dorme, minha filha, entendeu?”, declarou.

Compras a prazo

“O primeiro aspecto é você evitar compras a prazo. Se puder comprar à vista é bem melhor. Uma segunda postura poderia ser escolher os gastos que são essenciais, deixar para depois aquilo que pode ser postergado, aquilo que é meio supérfluo, que pode aguardar um pouquinho”, disse o economista Éverton Correia.

Os brasileiros deixaram de pagar, em segundo lugar, as contas de telefone e de internet. E em terceiro, boletos de cartão de crédito, empréstimos, financiamentos e seguros. O número de cheques devolvidos também bateu recorde: foi o maior desde 2009.

Regiões

O atraso nas contas no mês de maio foi registrado em todas as regiões do País. Norte, Centro-Oeste e Nordeste apresentaram crescimentos mais expressivos – de 7,81%, 7,03% e 6,86%, respectivamente – se comparados à média nacional (6,70%), na base anual de comparação, ou seja, frente à maio do ano passado.

Já o Sudeste (6,09%) e o Sul (6,06%) registraram percentuais menos elevados. “Fatores como a alta dos preços, o aumento do desemprego e as taxas de juros em patamares elevados devem apertar ainda mais o orçamento dos consumidores e manter as variações da inadimplência positivas até o fim do ano”, afirmou a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

O Sudeste detém o maior número de consumidores inadimplentes no País: 39,95%. A participação de cada região no total de dívidas do Brasil tem relação direta com a representatividade da região junto à população como um todo. O Sudeste responde pela maior parte do Produto Interno Bruto e se destaca pela alta concentração populacional, explicaram os economistas do SPC Brasil. (AG e SPC Brasil)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Câmara dos Deputados conclui votação do projeto sobre desoneração da folha de pagamento de salário nas empresas
Celular fará a inclusão digital de milhões, diz fundador da Wikipédia
https://www.osul.com.br/mais-de-56-milhoes-de-brasileiros-tem-pelo-menos-uma-conta-atrasada/ Mais de 56 milhões de brasileiros têm pelo menos uma conta atrasada 2015-06-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar