Quinta-feira, 02 de Julho de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
Partly Cloudy

Mundo Manifestantes contra a Cúpula do G20 provocaram distúrbios em Montevidéu

Compartilhe esta notícia:

Pelo menos cem manifestantes percorreram a principal avenida de Montevidéu, no Uruguai. (Foto: Reprodução)

Pelo menos cem manifestantes percorreram a principal avenida de Montevidéu, no Uruguai, em protesto contra a Cúpula dos Líderes do G20 (que reúne as maiores economias mundiais), realizada em Buenos Aires, na Argentina, e vandalizaram edifícios e provocaram distúrbios na cidade. As informações são da agência de notícias Efe.

Os integrantes da mobilização, convocada pela Coordenadora Anti-G20 Uruguai com o apoio de diversas organizações sociais do país, marcharam na sexta-feira (30) pelo centro da capital em rejeição da presença de “líderes de potências belicistas” na América Latina.

Os manifestantes lançaram bombas de tinta e picharam mensagens contra o G20 e símbolos anarquistas em diversos locais da principal avenida da capital uruguaia assim como na embaixada da França no Uruguai e no Auditório Nacional del Sodre, sede do Balé Nacional.

Alguns manifestantes usando capuz e com os rostos cobertos agrediram jornalistas e cinegrafistas, lançando pedras e jogando tintas contra as câmeras, até que finalmente a marcha se dispersou após a chegada de agentes da Polícia Nacional e da Guarda Republicana.

Antes dos distúrbios, uma das porta-vozes do protesto leu um manifesto no qual descrevia os motivos da convocação. Um porta-voz do grupo, que não se identificou, afirmou que a mobilização é contra as políticas que impulsionam beneficiam os países mais poderosos, empresas e organismos internacionais. Segundo o mesmo porta-voz, as propostas debatidas no âmbito do G20 não beneficiam a população.

No último dia 15 de novembro, o parlamento do Uruguai aprovou uma lei que permitiu o ingresso de tropas americanas ao país por ocasião da cúpula do G20 que terminou neste sábado (1º). O Uruguai permitiu assim a entrada de oito aeronaves da Força Aérea dos EUA com 400 pessoas, entre civis e militares.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Milhares de argentinos protestaram em Buenos Aires contra o FMI e a cúpula do G20
Tudo pronto para mais uma edição do Projeto RS Sustentável, da Rede Pampa. Nesta segunda-feira (03) a iniciativa abriga o Fórum Desenvolvimento Sustentável do Sul do Brasil, na sede do Ministério Público, em Porto Alegre
Deixe seu comentário
Pode te interessar